Música erudita

Duo de oboé e fagote em recital gratuito em Olinda

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 01/09/2015 às 16:00
Leitura:

Josias Bezerra é um dos convidados do concerto na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Olinda / Foto: divulgação

Josias Bezerra é um dos convidados do concerto na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Olinda Foto: divulgação

O oboé e o fagote são instrumentos mais conhecidos como coadjuvantes nos concertos. Mas no encontro que acontece nesta quarta (2), na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Olinda, os instrumentos de sopro vão protagonizar a apresentação promovida pelo Instituto de Música Dom da Paz - projeto social da Arquidiocese de Olinda e Recife. O recital tem início às 19h, com acesso gratuito ao público.

Os instrumentistas pernambucanos Junielson Nascimento (oboé) e Josias Bezerra (fagote) e um quinteto de cordas são os convidados do concerto. Com atuação na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e na Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Junielson ressalta a oportunidade que o público vai ter de constatar a desenvoltura dos dois instrumentos, tocados individualmente e depois, juntos.

"Vamos executar duas obras para mostrar o quanto o oboé e o fagote se destacam, isoladamente. E com um duo os instrumentos se juntam para ressaltar, ainda mais, a importância que têm em um concerto", comentou o oboísta.

O oboísta Junielson Nascimento se apresenta nesta quarta (2), no recital em Olinda

O oboísta Junielson Nascimento se apresenta nesta quarta (2), no recital em OlindaFoto: divulgação

No repertório algumas peças de peso como a do curitibano Breno Blauth - com elementos que remetem a ritmos brasileiros como o baião e o maracatu - e obras de Vivaldi e de Jean Françaix, entre outros, vão ser executadas no recital.

"Escolhemos clássicos seletos e diferenciados, para aproximá-los do grande público", contou Josias, que é fagotista convidado da Orquestra Sinfônica do Recife e professor do instrumento no Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e da Orquestra Criança Cidadã (OCC). 

O concerto desta quarta (2) integra a série de recitais que o projeto Instituto de Música Dom da Paz Convida faz até o final de setembro. Na programação uma trilogia de apresentações faz parte do evento, que tem um anfitrião para receber o público e explicar sobre o conjunto e as músicas que vão ser interpretadas. 

No último mês de agosto o concerto Grupo Orange abriu a série de recitais.

 

 

Mais lidas