Lançamento

Renato Bandeira & Som de Madeira De Ponta Cabeça no Santa Isabel

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 02/09/2015 às 19:21
Leitura:

Renato Bandeira & Som de Madeira lançam De Ponta Cabeça, nesta quinta (3), no Santa Isabel / Foto: reprodução Facebook

Renato Bandeira & Som de Madeira lançam De Ponta Cabeça, nesta quinta (3), no Santa Isabel Foto: reprodução Facebook

Em pouco mais de três décadas de carreira as 'gavetas musicais' do compositor e guitarrista Renato Bandeira acumularam de tudo um pouco: baião, frevo, choro, samba e outras sonoridades. Resultado de suas andanças mundo afora tocando com o Maestro Spok - desde 1998 ele integra a SpokFrevo - e das parcerias, projetos e palcos divididos com nomes como Ney Matogrosso, Edu Lobo, Maria Rita, Silvério Pessoa, Camarão e Léo Gandelman, entre tantos outros nomes da música.

Com tantas influências as inspirações para a sua 'veia de compositor' vieram naturalmente e o momento de apresentá-las ao público acontece nesta quinta-feira (3), no Teatro de Santa Isabel, o espaço escolhido para gravação do CD e DVD De Ponta Cabeça que marca, também, o retorno da banda Som de Madeira, depois de um período de afastamento dos palcos.

"Uni a minha vontade de fazer um trabalho solo com a sugestão de Augusto Silva de resgatar a banda. Não é à toa que o trabalho leva o meu nome e o da banda", comentou Renato em entrevista ao Portal NE10, fazendo menção ao nome Renato Bandeira & Som da Madeira que ilustra a capa do disco.

O quarteto que se apresenta no Santa Isabel é formado por Hélio Silva (contrabaixo), Júlio César (acordeon), Augusto Silva (bateria) e Renato, que comanda o som da guitarra, do violão e da viola de dez cordas. "A ideia é misturar a sonoridade de cada instrumento mas, principalmente, fazer com que todos participem igualmente dos arranjos. É um quarteto que se transforma em um sóm único", ressaltou.

No repertório homenagens a Camarão com a música Forró Novo e ao guitarrista Nilton Rangel com o baião intitulado Morena. Outro xodó elencado por Renato na gravação De Ponta Cabeça é a música  Luz de Maio, composta para a filha Gabriela, hoje com dois anos.

"Literalmente Camarão foi um mestre para mim. Com ele tomei um banho de Pernambuco durante os anos em que trabalhamos juntos. Os ensinamentos foram apreendidos e agora tenho a oportunidade de homenageá-lo no palco. Da mesma forma com o Nilton e, com a Gabriela, não poderia deixar de trazê-la para o disco, pela importância que o seu nascimento teve em minha vida" contou orgulhoso o pai Renato Bandeira. 

O quarteto mostra, no palco, sonoridades variadas que vão do baião ao choro

O quarteto mostra, no palco, sonoridades variadas que vão do baião ao choroFoto: João Rogério/divulgação

Participa da gravação o violonista Washington Marques, que integrou a primeira formação da banda Som de Madeira. O Maestro Spok está ministrando aulas de frevo no Brazil Camp, nos Estados Unidos e, por isso, não sobe ao palco nesta quinta (3), no Santa Isabel, mas também tem participação especial no trabalho da banda.

"É uma pena não ter a presença do Spok entre nós mas o choro tocado por ele com o saxofone e a sua atuação na música Maluvida vão ser apresentados ao público durante o show", garante Bandeira.

O registro duplo (CD e DVD) De Ponta Cabeça vai trazer imagens e áudio captados no Estúdio Muzika, em Casa Amarela, em novembro de 2013. A direção musical é do próprio Renato e do baterista Augusto Silva - que também integra a SpokFrevo Orquestra. À frente da direção do DVD está Chico Molina, com design de Justino Passos. 

"Estamos realizando um sonho. Desde o local da gravação, no Santa Isabel, até a consolidação do trabalho que foi pensado com todo o sotaque nordestino que nos é peculiar. Passado o frio na barriga da estreia, o próximo passo é colher os frutos", concluiu Renato que continua, em paralelo à divulgação do disco, acompanhando SpokFrevo e Silvério Pessoa, no disco Cabeça Feita.

Que tal curtir a sonoridade de Renato Bandeira & Som de Madeira, antes do show desta quinta (3)?



Mais lidas