Forró

Encontro de Sanfoneiros homenageia Mestre Camarão

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 03/12/2015 às 16:00
Leitura:

Saudoso Mestre Camarão é o grande homenageado da 18ª edição do Encontro de Sanfoneiros / Foto: divulgação

Saudoso Mestre Camarão é o grande homenageado da 18ª edição do Encontro de Sanfoneiros Foto: divulgação

O fole vai ‘roncar’ e o ‘xenhenhem’ vai tomar conta da cidade a partir desta sexta (4) com a 18ª edição do Encontro de Sanfoneiros do Recife. O evento - que reúne gerações de instrumentistas - homenageia, nesta edição, o Mestre Camarão. Nomes como Beto Hortis, Arlindo Moita e Evandro dos 8 Baixos também vão ser reverenciados.

Com o intuito de manter a memória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, viva, o evento acontece desde 1988 e imortaliza, também, o instrumento mais característico do ritmo nordestino: a sanfona. 

O evento dá a largada no espaço Nosso Quintal - sob a produção de Marcos Veloso, que abriga no ambiente uma parede dedicada à história do ‘Velho Lua’. “Eu andava com o meu pai por aí, vendo toda essa cultura, fiquei encantado com Luiz Gonzaga desde novinho. Eu costumo dividir a música popular brasileira em antes e depois dele. Isso porque o baião trouxe mudanças e melhorou a criatividade da MPB”, destacou Veloso.

Integram o encontro nomes como Irah Caldeira, Evandro dos 8 Baixos, Remanso do Forró e o grupo Choro Sanfonado. Acompanhe a programação que termina no próximo dia 22, no palco do Teatro de Santa Isabel:

SEXTA, (04), 18h, no Nosso Quintal - Acesso gratuito

Atrações: O Matuto, apresentação de sanfoneiros, emboladores Rouxinol e Topogi e dos homenageados Evandro dos 8 Baixos e Remanso do Forró

SÁBADO (05), 18h, no Nosso Quintal - Acesso gratuito

Atrações: sanfoneiro, grupo Choro Sanfonado e apresentação do homenageado Arlindo Moita

TERÇA (22), 20h, no Teatro de Santa Isabel - R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Beto Hortis também vai ser reverenciado no evento

Beto Hortis também vai ser reverenciado no eventoFoto: divulgação

Atrações:  Irah Caldeira, apresentação do Coral da UFRPE, sob a regência da professora Evani Barbosa, sanfoneiro Vynicius Amorim, grupo Choro Sanfonado, Orquestra sanfônica formada pelos sanfoneiros Adriano, Manoelzinho e Ítalo Diógenes, com participação especial de Luizinho Calixto e show do homenageado Beto Hortis.

UM POUCO DO MESTRE CAMARÃO- De olho vivo nos movimentos do pai, o sanfoneiro Antônio Neto e ouvindo Luiz Gonzaga, Mestre Camarão - falecido em abril deste ano - iniciou a carreira artística em Caruaru, nas feiras e festas da Região. Aos 18 anos conheceu o Rei do Baião e com ele participou de gravações, discos, rotações e CDs. 

Ao lado de Jacinto Silva e Ivanildo formou o seu primeiro grupo musical, o Trio Nortista e, em 1968, criou a primeira banda de forró do Brasil, a Banda do Camarão, além da Orquestra Sanfônica de Caruaru. 

No repertório ritmos regionais como o xote, o xaxado, o baião, o forró e o arrasta-pé. 


Mais lidas