Corte

Edição 2016 do Festival Garanhuns Jazz é cancelada

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 18/12/2015 às 14:55
Leitura:

Billy Cobham participou de edições anteriores do festival / Foto: divulgação

Billy Cobham participou de edições anteriores do festival Foto: divulgação

Agora é oficial.  Uma das atrações culturais mais esperadas do calendário do Estado de fato, não vai se realizar. Os rumores e ameaças de que a edição 2016 do Festival Garanhuns Jazz poderia não acontecer foram confirmados pela prefeitura da cidade, em coletiva realizada nesta sexta-feira (18).

De acordo com informações da Secretaria de Turismo do município o evento retorna, apenas, em 2017 e, ainda assim, como novo formato. De acordo de Gerlane Melo, secretária de turismo do município o festival, ao lado do Viva Dominguinhos, Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e Natal Luz, seria o mais oneroso para os cofres da prefeitura. 

O anúncio foi feito nesta sexta (18), através da Secretaria de Turismo do município

O anúncio foi feito nesta sexta (18), através da Secretaria de Turismo do municípioFoto: divulgação

"Nós tínhamos que abrir mão de um dos grandes eventos que realizamos. E o resultado do levantamento nos trouxe os dados de que o Jazz era o que tinha o maior custo/benefício. Ele foi suspenso, mas deve ser retomado em 2017”, declarou a secretária de turismo do município, Gerlane Melo. 

Para o próximo ano estão confirmados o Viva Dominguinhos (de 21 a 23 de abril), o  FIG (previsto para julho) e o Natal Luz (de 18 de novembro a 31 de dezembro).

“A decisão foi tomada de maneira coletiva por outras Secretarias da gestão envolvidas nesse trabalho de planejamento, de uma forma consciente", ressaltou a secretária.

Outros eventos - considerados de médio porte - também permanecem no calendário. Entre eles a Bienal Internacional do Livro e o Festival Internacional de Literatura Infantil (Filig).

FESTIVAL DE JAZZ - Nomes como Ed Motta e Ivan Lins e os internacionais Magic Slim, Billy Cobham e Andreas Kisser estiveram em edições anteriores do Festival Garanhuns Jazz - que entraria, em 2016, em sua nona edição.

Em redes sociais artistas e entusiastas do evento se manifestaram contra - o que era até então, uma ameaça de cancelamento. Inclusive com a criação de um grupo Queremos o Garanhuns Jazz Festival, que já soma mais de oito mil seguidores.

Recentemente o cantor e cronista Tico Santa Cruz, da banda Detonautas Roque Clube, redigiu uma 'carta aberta' em sua rede social, dirigida ao prefeito de Garanhuns, Izaias Régis. Em um dos trechos o músico ressaltou a importância do festival para o público.

“Por ser um FESTIVAL GRATUITO, ainda se torna mais importante por oferecer a TODOS a oportunidade de assistir, cantar e conhecer músicos nacionais e internacionais que fazem destes dias um oásis de cultura e manifestações artísticas pouco acessíveis ao grande público. É inadmissível que o FESTIVAL DE JAZZ E BLUES de Garanhuns esteja correndo o risco de não acontecer em 2016.”

 

Mais lidas