Músico canadense

Morre Paul Bley, modernizador do piano jazz, aos 83 anos

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 06/01/2016 às 21:06
Leitura:

O pianista morreu na noite do último domingo em sua casa na Flórida (sudeste dos EUA), anunciou gravadora / Foto: Reprodução

O pianista morreu na noite do último domingo em sua casa na Flórida (sudeste dos EUA), anunciou gravadora Foto: Reprodução

O músico canadense Paul Bley, uma das principais figuras do piano jazz moderno e um dos primeiros a explorar as possibilidades dos sintetizadores, faleceu aos 83 anos.

O pianista morreu na noite do último domingo (3) em sua casa na Flórida (sudeste dos EUA), anunciou sua gravadora, a ECM Records.

Nascido em Montreal, Bley se tornou um prodígio musical. Quando era adolescente, criou uma oficina de jazz na cidade que contou, entre seus participantes, com a lenda do sax Charlie Parker.

Em seu álbum de estreia "Introducing Paul Bley" (1953), contava com uma banda integrada por dois artistas de jazz que seriam em breve aclamados: o baixista Charles Mingus e o baterista Art Blakey.

Bley se mudou para Los Angeles em 1957 e contratou músicos jovens para sua banda. Um deles era o saxofonista Ornette Coleman, que sacudiria o mundo da música com seu expressivo jazz livre.

Bley também se afastou das estruturas formais do bebop jazz e, no final dos anos 1960, aventurou-se em busca das novas possibilidades dos instrumentos musicais elétricos.

Apropriou-se do piano elétrico e dos sintetizadores Moog e ARP, que entrariam na moda na música eletrônica e no rock progressivo.

Ao fim de sua carreira de seis décadas, dava aulas no Conservatório de Música de New England. Lançou seu último álbum de estúdio, "About Time", em 2008.

Mais lidas