Música Pop

Morre Prince: 40 anos de uma carreira lendária

Pedro Alves
Pedro Alves
Publicado em 21/04/2016 às 15:24
Leitura:

O cantor Prince lutava há várias semanas contra uma forte gripe que o obrigou a cancelar várias apresentações / Foto: AFP

O cantor Prince lutava há várias semanas contra uma forte gripe que o obrigou a cancelar várias apresentações Foto: AFP

O cantor americano Prince, um dos grandes músicos pop de sua geração, morreu de forma repentina aos 57 anos, nesta quinta-feira, em sua residência de Minneapolis.

"Com profunda tristeza confirmo que o lendário e icônico artista Prince Rogers Nelson faleceu em sua residência de Paisley Park (Minneapolis) esta manhã", diz um comunicado assinado por Yvette Noel-Schure.


A assessora não revelou mais detalhes sobre a causa da morte, mas o cantor lutava há várias semanas contra uma forte gripe que o obrigou a cancelar várias apresentações.

No dia 15 de abril, o jato particular de Prince fez um pouso de emergência para que ele recebesse atendimento médico depois que uma gripe se agravou durante um voo de Atlanta para sua casa.

Prince foi internado em um hospital, mas recebeu alta depois de algumas horas e foi autorizada a seguir viagem.

A notícia da morte de Prince, uma das figuras mais influentes e ao mesmo tempo elusivas da música, havia sido divulgada mais cedo pelo site de notícias de entretenimento TMZ.

Prince se tornou um fenômeno internacional na década de 1980, com sua mistura de estilos, do funk ao dance, passando pelo rock, com origem em Minneapolis. O álbum de 1984 "Purple Rain" é considerado por muitos críticos um dos melhores de todos os tempos.

O artista morava na região de Minneapolis, onde gravava seus álbuns em seu estúdio Paisley Park e organizava festas.


Na década de 1990, Prince mudou o seu nome artístico para um "símbolo de amor" impronunciável e escreveu a palavra "escravo" no rosto para protestar contra as condições de seu contrato com a gravadora Warner.

Entre suas músicas mais famosas estão "Purple Rain", "1999", "When Doves Cry", "Cream" e "Kiss".

Recentemente, Prince demonstrou uma grande produtividade, com o lançamento de álbuns pela plataforma de streaming Tidal, além de programar shows no último minuto para evitar cambistas.

"Isto é o que parece quando pombas choram... Prince R.I.P. Condolências para a família e a todos nós", escreveu a comediante Whoopi Goldberg no Twitter.

Confira abaixo momentos da carreira do cantor:
AFP
17 de junho de 1987, durnte performance em Bercy Venue, em Paris - AFP
AFP
15 de março de 2004, apresentação no 19th Annual Induction Dinner no Waldorf Astoria Hotel, em Nova Iorque - AFP
AFP
Beyonce Knowles e Prince performaram na 46ª edição do Grammy, no dia 8 de fevereiro de 2004 - AFP
AFP
Em 18 de maio de 2013, Prince cantou no Billboard Music Awards, uma dos maiores premiações da música mundial - AFP
AFP
Em 10 de fevereiro de 2013, Prince apresentou o Grammy de Música do Ano - AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP
AFP
- AFP

Mais lidas