Cultura

Confira as atrações imperdíveis do Festival de Inverno de Garanhuns 2016

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 20/07/2016 às 7:48
Leitura:

O percussionista Naná Vasconcelos, que morreu em março deste ano, será homenageado no FIG / Foto: Ricardo B. Labastier/ Acervo JC Imagem

O percussionista Naná Vasconcelos, que morreu em março deste ano, será homenageado no FIG Foto: Ricardo B. Labastier/ Acervo JC Imagem

A 26ª sexta edição do Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta-feira (21) e traz, mais uma vez, uma programação variada com grandes nomes da música popular brasileira. Com abertura programada para as 19h na Igreja Matriz de Santo Antônio, com o concerto Afro-nordestino.

» FIG 2016: Confira a programação completa do evento

» Divulgada programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns

» FIG 2016 vai ter palestra de Ronaldo Correia de Brito

O FIG 2016 contará com atrações em diversos palcos e fará uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos, falecido em março deste ano. O NE10 fez uma lista das atrações imperdíveis desta edição para você não deixar de conferir.

Elza Soares

A artista volta a Pernambuco com o show de seu último álbum, lançado em 2015, "A mulher do fim do mundo", que traz fortes críticas sociais. Elza é uma espécie de narradora do cotidiano que violenta mulheres, negros, pobres e marginalizados. Um show arrepiante do começo ao fim. A apresentação será na madrugada da sexta (22) pro sábado, prevista para 0h20, no palco Mestre Dominguinhos.

Zeca Baleiro e Paulo Lepetit (Projeto Café no Bule - homenagem a Naná Vasconcelos)

O projeto, que começou com a participação de Naná, continua agora em sua homenagem. A mistura de influências do maranhense Zeca Baleiro com o paulista Paulo Lepetit conduz a apresentação de sonoridades de alto impacto. Ciranda, afoxé, ritmos latinos, jazz, afropop e baião, tudo misturado de forma harmônica. O show está programado para acontecer na madrugada do sábado (23) para o domingo, de 0h20, no palco Mestre Dominguinhos.

Gal Costa

A baiana de 70 anos apresentará um show baseado em seu último álbum de inéditas, "Estratosférica", lançado em 2015. Gal mostra seu lado mais contemporâneo, com músicas produzidas por artistas como Marcelo Camelo, Mallu Magalhães, Céu, Lira, Marisa Monte e Crioulo. Com a voz em plena forma, a apresentação contempla a energia da cantora com arranjos modernos, de pegada mais rock. A apresentação será na madrugada do domingo (24) para a segunda, também de 0h20, no palco Mestre Dominguinhos.

Nação Zumbi

A banda pernambucana volta ao estado após a apresentação do show "Afrociberdelia 20 anos" no Recife, que executou o segundo álbum do grupo, ainda com Chico Science, lançado em 1996. Nação sempre é festejada quando volta à terra natal. O show está previsto para 0h20 da segunda (25) para terça, no palco Mestre Dominguinhos.

Maestro Ademir Araújo

O frevo não podia estar de fora desta lista, e o Maestro Ademir Araújo representa muito bem o ritmo. A apresentação da orquestra comandada por ele acontecerá às 21h da terça-feira (26), no Palco Instrumental.

Roberta Sá

A cantora potiguar trará ao FIG seu show resultado do último álbum de estúdio, "Delírio", de 2015. Fazendo homenagens ao samba, Roberta fez parcerias com Chico Buarque e Martinho da Vila para o disco. A apresentação está marcada para acontecer na quarta-feira (27), às 23h30, no Palco Mestre Dominguinhos.

Alceu Valença

Alceu Valença completou, este mês, seus 70 anos de vida, mas seus projetos parecem não ter previsão para parar. No FIG, ele apresentará seu show "Todos os sentidos", que reúne todas as vertentes do repertório, desde seus maiores sucessos – como Tropicana, Anunciação, Belle du Jour, Táxi Lunar, Pelas Ruas Que Andei, Bicho Maluco Beleza, Como Dois Animais e Cavalo de Pau – , além de forrós e frevos, com dançarinas e um naipe de metais. A apresentação acontecerá na madrugada da quarta (27) para quinta, 0h20, no Palco Mestre Dominguinhos.

Margareth Menezes

O show que a artista baiana irá apresentar no FIG será "Para Gil e Caetano", projeto que homenageia seus músicos conterrâneos e que foi lançado em DVD no ano passado. Na apresentação, Margareth interpreta canções dois dois artistas que completaram 50 anos de carreira. O show está programado para acontecer na madrugada da quinta (28) para sexta, de 0h20, no Palco Mestre Dominguinhos.

Fulô de Mandacaru

Vencedora da última edição do programa SuperStar da Rede Globo, a banda de Caruaru anima bastante o público presente em seus shows com muito forró, que mistura pé-de-serra, xote e baião. Mesmo com a recente saída de Bruno Carvalho, responsável pelo triângulo, o grupo vai apresentar as músicas que fizeram sucesso no reality da TV.

Biquini Cavadão

A tradição de fechar o festival com uma atração do pop rock não se quebrou este ano, e os integrantes do Biquini serão os responsáveis por fechar o 26º FIG. A apresentação será na madrugada do sábado (30) pro domingo, de 0h20, no Palco Mestre Dominguinhos.

Mais lidas