Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Iphan premia iniciativas de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 04/11/2014 às 22:48
Leitura:

Prêmio está na 27º edição / Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Prêmio está na 27º edição Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

Seis iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro recebem nesta terça-feira (4) o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é reconhecer iniciativas, desenvolvidas por pessoas e instituições públicas ou privadas, que mantém vivo o patrimônio e suas mais diversas formas de expressão.                                                  

O prêmio está na 27º edição. "Quando você tem instituições ou indivídiuos que que realmente fazem um enorme esforço para preservar as nossas maiores riquezas, que são o nosso grande patrimônio, a diversidade cultural brasileira, nós temos que prestigiar e esse prêmio do Iphan simboliza isso há muitos anos. É o maior prêmio nesse sentido", disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Cada uma das iniciativas premiadas é de um estado diferente: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba e Rio de Janeiro. A seleção ocorreu em agosto, feita pela Comissão Nacional de Avaliação, composta por 16 jurados. Os ganhadores recebem R$ 25 mil e uma placa comemorativa como parte do reconhecimento às iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro.             

Esta edição do prêmio lembra ainda o centenário da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, que projetou espaços culturais, como a sede do Museu de Arte de São Paulo (Masp); o Teatro Oficina de São Paulo; o Museu de Arte Moderna da Bahia; e a Casa de Cultura, em Recife. Ela participou da produção cultural do país, ao lado de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Burle Marx, o pintor Portinari, o escultor Landucci, entre outros.

Confira os premiados:

Categoria I - iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do patrimônio:

Ação: Rabecas da Tradição: performance e luteria.

Os rabequeiros, tocadores e fabricantes artesanais da rabeca, mantêm vivo o som deste instrumento, no interior do Ceará, como forma de preservar a cultura do lugar onde vivem.

Proponente: Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho

Estado: Ceará

 

Ação: Projeto Respeitável Público, Respeitável Circo.

A partir de diversas ações e de uma extensa pesquisa documental, o projeto reacende a memória e a força de expressão cultural do circo em Minas Gerais.

Proponente: Sula Kyriacos Mavrudis

Estado: Minas Gerais

 

Ação: Projeto de Balsa Buriti Preservando a Memória Fluvial.

Uma balsa feita da leveza do Buriti traz à tona o peso e força da memória, percorrendo, pelo rio, diversas localidades da região e mostrando este antigo costume de construir este tipo de balsa.

Proponente: Fundação Casa da Cultura de Marabá

Estado: Pará

 

Categoria II - Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio:

Ação: Projeto Cabocla - Bordando Cidadania.

Oficinas de um antigo costume, o bordado, são ministradas às presidiárias e aos presidiários da cidade de Goiás (GO), tecendo novas histórias.

Proponente: Milena Curado de Barros

Estado: Goiás

 

Ação: Memórias e colaborações através do audiovisual.

No município de Zabelê, o pequeno gesto de uma câmera na mão é capaz de reviver e registrar o patrimônio cultural daquele lugar.

Proponente: Associação Cultural de Zabelê.

Estado: Paraíba

 

Ação: Programa de Apoio à Conservação do Patrimônio Cultural - Pró-Apac.

A ação propõe a revitalização de residências como instrumento de manutenção da memória e de preservação do patrimônio

Proponente: Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro/Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Estado: Rio de Janeiro

Mais lidas