Cultura

VIII Semana do Patrimônio Cultural de PE com programação em sete cidades

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 14/08/2015 às 16:18
Leitura:

A VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece entre os dias 17 e 21 de agosto em sete cidades do Estado / Foto: Rodrigo Ramos

A VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco acontece entre os dias 17 e 21 de agosto em sete cidades do Estado Foto: Rodrigo Ramos

A partir da próxima segunda-feira até o dia 21 Pernambuco se volta para a programação da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco que, este ano, acontece em Recife e Olinda e em outras cinco cidades do Estado. O evento - promovido pela Secretaria de Cultura e Fundarpe - comemora o Dia Nacional do Patrimônio e reúne, entre outras atividades, espaço para debates e performances que envolvem a cultura da Região.

As formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais estão no centro das discussões da Semana, com debates interdisciplinar e interinstitucional sobre as questões levantadas. Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Paudalho, Caruaru e Brejo da Madre de Deus são as cidades contempladas pelo evento. O acesso do público é gratuito.

"É um momento ímpar para a sociedade se inteirar melhor sobre os debates urgentes que estão na pauta das grandes metrópoles e que tratam, por exemplo, de quetsões como a melhor utilização dos espaços de convivência da cidade, revitalização urbana, sociabilidade, para abrir a questão: em qual cidade queremos viver?", comentou a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

Como tema geral do evento está Práticas Sustentáveis e Territórios de Sociabilidade. O enfoque pretende ampliar o diálogo entre grupos sociais favorecendo, assim, a cultura do Estado nos seus múltiplos territórios.

 

ABERTURA

O Teatro de Santa Isabel recebe a abertura da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, às 14h. A doutora em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Márcia Santana, fica à frente da palestra com a temática Práticas Sustentáveis e Territórios de Sociabilidades. 

Na ocasião o professor da USP, Bruno Padovano, também ministra debates sobre o tema Projetos de Qualificação de Espaços Públicos: Além da Modernidade Líquida.

Os Patrimônios Vivos de Pernambuco maestros Duda, Ademir Araújo (Formiga) e Nunes são as atrações musicais do dia. O encerramento fica por conta da Banda Sinfônica do Recife. 

 

 EM IGARASSU

Embora a programação oficial da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco tenha início na próxima segunda (17), Igarassu - uma das cidades que recebe o evento este ano - inaugura, neste sábado (15), a Casa do Patrimônio/Iphan, com a expoosição Preservar Igarassu.

A mostra fica aberta ao público até agosto de 2016. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

"Considero de uma importância sem tamanho esse evento em uma cidade tão histórica como Igarassu. É preciso ensinar às novas gerações o quanto é fundamental manter nosso patrimônio vivo e atuante e ações como essas facilitam o acesso da população", comentou a universitária Kamilla Alves, moradora da cidade.

O Sobrado Imperador vai abrigar a Casa do Imperador/Iphan em Igarassu

O Sobrado Imperador vai abrigar a Casa do Imperador/Iphan em IgarassuFoto: Divulgação

Oficinas para o público infantil, jovem e adulto, além de rodas de conversa e outras atividades vão ser promovidas no município tendo, como foco, o Mamulengo - um dos patrimônios imaterias do Brasil. As aulas contam com a participação de mamulengueiros de Igarassu e de outras regiões. As inscrições podem ser feitas nos telefones 3545-0537/3545-0307 ou presencialmente na Casa do Patrimônio, no Sobrado do Imperador.

Acompanhe a programação completa da VIII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco no site da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult).


Mais lidas