Teatro de Santa Isabel

Concerto de aniversário da OSR reúne composições exclusivas e homenagens

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 28/07/2015 às 12:58
Leitura:

A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência / Fotos: Inaldo Menezes / arquivo PCR

A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência Fotos: Inaldo Menezes / arquivo PCR

Mais antiga em atuação no Brasil, a Orquestra Sinfônica do Recife celebra 85 anos de atividades nesta quinta-feira (30). Para comemorar a data, haverá um concerto especial um dia antes, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. Na programação, composições exclusivas, clássicos da música erudita e homenagens. A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria com uma hora de antecedência.

O 5º Concerto Oficial da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife vai iniciar com "Abertura – OSR 85" para grandes orquestras Opus 124, composta especialmente para a ocasião pelo maestro Marlos Nobre. A peça mistura instrumentos clássicos com acordes tipicamente pernambucanos, como a batida do maracatu e os metais do  frevo.

"Foi a maneira que encontrei de homenagear o Recife e o fato da OSR ser uma orquestra, talvez a única do país, formada 100% por brasileiros", destacou Nobre.

O concerto segue com a execução da Rapsódia Húngara, do alemão David Popper, que terá como solista o primeiro violoncelista da OSR, Leonardo Guedes, e a composição Kol Nidrei para violoncelo e orquestra, de Max Bruch.

O público também vai apreciar a Quarta Sinfonia de Tchaikovsky, de 1877, composta num período emocional bem conturbado na vida do autor.

A noite ainda contará com uma homenagem a Guedes Peixoto, um dos maestros mais queridos da orquestra. Ele entrou na OSR na década de 1960 chegando a ser primeiro trompista. Em 1975 passou a ocupar o cargo de regente, função que desenvolveu até 1984. Conhecido por ser um maestro perfeccionista, coube a Guedes Peixoto levar a música popular para os concertos oficiais da OSR.

HISTÓRICO - Fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi, a Orquestra Sinfônica do Recife é a mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Seu surgimento se dá em meio às transformações ocorridas no Brasil na década de 30 do século passado, que desencadeou o processo de modernização do País.

Mais lidas