Sonoridades

Som da Terra celebra quatro décadas com ecletismo de ritmos no Luiz Mendonça

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 24/09/2015 às 20:45
Leitura:

Os pernambucanos do Som da Terra gravam Pernambuco Num Só Coração nesta sexta (25), no Luiz Mendonça / Foto: divulgação

Os pernambucanos do Som da Terra gravam Pernambuco Num Só Coração nesta sexta (25), no Luiz Mendonça Foto: divulgação

“Eclética. Essa é a palavra que define bem a banda Som da Terra (..)”.


As aspas - extraídas da biografia oficial no site da banda - já seriam suficientes para encerrar por aqui esta matéria. Afinal do que pode ser chamado um grupo que, em um mesmo palco, mescla frevo, maracatu, côco, ciranda, forró e outros tantos ritmos e que faz, dessa mistura, a essência de suas apresentações?

E se aliada às sonoridades vier a celebração de 40 anos de carreira… O ecletismo da banda Som da Terra chega só pode chegar ao apogeu no show de gravação CD e DVD Pernambuco Num Só Coração, que acontece nesta sexta (25), a partir das 18h, no Teatro Luiz Mendonça (Pque. Dona Lindu). O acesso do público é gratuito.


“São quatro décadas de estrada e exatamente o mesmo número de artistas sobem ao palco conosco, representando cada fase de nossa carreira”, adiantou Rominho, um dos líderes da banda, em entrevista ao Portal NE10.


Por lá passam nomes como Geraldinho Lins, André Rio, Silvério Pessoa, Nádia Maia, Petrúcio Amorim, Quinteto Violado e o Maestro Spok - que faz participação ao lado dos maestros Duda e Edson Rodrigues, na parte em que o frevo vai ditar o ritmo no palco. “Vai ser um momento muito especial. São três nomes de peso de nossa música que, juntos, vão incrementar a gravação desse trabalho”.


Rominho, vocalista e percussionista da banda, também está à frente da produção do projeto

Rominho, vocalista e percussionista da banda, também está à frente da produção do projetoFoto: JC Imagem

Pernambuco Num Só Coração é o quarto DVD da carreira da Som da Terra e deve ser gravado em três horas e meia de show. O público vai contemplar, de acordo com o próprio Rominho, “a apresentação da música pernambucana”. “Não é um projeto da banda mas dos artistas de nosso Estado que, focados em um só coração, vai compilar em um só trabalho o melhor que se pode extrair de nossa cultural local”, comentou.


A banda - formada na década de 1970 - é formada por Zé Carlos (vocais e baixo), Kayto (vocais e violão), Wilson e Alexandre Jacaré (percussão), Albérico (Betinho), responsável pelos teclados e Rominho, vocalista e também percussionista da banda.


“A intenção é que o projeto fique à disposição do público ainda este ano. Inclusive com divulgação e distribuição gratuita em escolas públicas de nosso Estado, porque a importância de nossa cultura não pode ‘passar em branco’ e precisa ser trabalhada desde cedo com nossos estudantes”, concluiu.

Mais lidas