Retorno

Los Hermanos volta ao Recife e, pasmem, traz Anna Julia

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 04/10/2015 às 4:27
Leitura:

Cenário do show tinha telões de LED que exibiam imagens dos músicos / Foto: Mari Frazão/Especial para o NE10

Cenário do show tinha telões de LED que exibiam imagens dos músicos Foto: Mari Frazão/Especial para o NE10

Fã de Los Hermanos é fã de Los Hermanos. Ponto. Queria começar o texto assim porque é o público que domina os shows da banda carioca, que voltou ao Recife nesse sábado (4) para o terceiro show após o anúncio do fim do quarteto. Eram milhares de pessoas para cantar cada uma das 35 músicas, de O Vencedor a Pierrot, incluindo a polêmica Anna Julia - música que, inclusive, me fez mudar o título que pensava para a matéria. Se Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante quisessem, era só deixar com os fãs.

A banda ainda estava nas primeiras notas e já se ouvia "Olha lá, quem vem do lado oposto / Vem sem gosto de viver". São os versos que iniciam O Vencedor, música escolhida para começar o show. Foi a mesma que abriu a apresentação dessa sexta-feira (2), em Belém, a primeira dessa turnê. Só restou a Camelo levantar o microfone e deixar seguir.

Passava um pouco das 23h30, mas os gritos e as palmas já eram ouvidos antes e continuaram por duas horas sem parar. Fã de Los Hermanos é fã de Los Hermanos.

Fãs cantaram O Vencedor primeiro que Camelo

Fãs cantaram O Vencedor primeiro que CameloFoto: Mari Frazão/Especial para o NE10

Retrato pra Iaiá e Além do que se vê vieram em seguida. Marcelo Camelo, só então, cumprimentou os fãs. Houve quem reclamasse da falta de conversa, mas isso já era esperado. Eles são assim e não há nada de errado nisso - ou tem? O show continuou com Todo Carnaval tem seu fim e O Vento.

Do álbum Ventura, lançado em 2003, entraram Do Sétimo Andar e Samba a dois. Começou uma fase mais tranquila da apresentação. Mas, para quem via de cima, os braços continuavam ao alto, as palmas seguiam marcando o ritmo e as letras estavam ainda na ponta da língua. Como sempre foi.

Teve música dos quatro discos. Um par, O Velho e o Moço, Cara estranho, Condicional, De Onde Vem a Calma, Sentimental, Primeiro Andar, Tenha Dó, Descoberta, Pois é, Morena, Conversa de Botas Batidas, Último Romance, A Flor, A Outra, Paquetá, Quem sabe. Mas não nessa ordem, pois aqui quem faz a montanha-russa é a gente. Para quem não entendeu a referência, Amarante disse no documentário lançado esse ano sobre a turnê de 2012, um dos revivals, que o setlist deles é como o brinquedo de parques de diversões. Teve ainda homenagem a Rodrigo Barba, o baterista, que fez um solo no meio de Deixa o verão

Quem lançou o último disco há 10 anos poderia não ter com o que surpreender. Porém, depois de Adeus Você e de pedidos em coro por Pierrot, eis que a banda decide ressuscitar uma música que faz parte do álbum Los Hermanos, de 1999, e foi o primeiro sucesso comercial. Ninguém esperava que Anna Julia aparecesse no Recife; ela nem foi tocada em Belém e era motivo de discórdia, afinal. Olha a prova:

O show terminou com a música que os fãs haviam pedido pouco antes: Pierrot. E o público cantou como se fosse a última vez, da mesma forma que em 2010 e 2012. Depois, aos gritos de "Uh, é Los Hermanos", deixaram o palco. Até daqui a alguns anos, talvez.

Mais lidas