Jaboatão dos Guararapes

Projeto multicultural leva música, teatro e dança para Candeias

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/01/2017 às 13:32
Leitura:

Espetáculo "Peter Pan" está na programação do Sacode Verão / Foto: Divulgação

Espetáculo "Peter Pan" está na programação do Sacode Verão Foto: Divulgação

Oficinas, espetáculos de teatro e shows estão programados para acontecer a partir de sábado (28) na orla de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, dentro da programação do Sacode Verão. O evento, que pretende aliar cultura à estação mais quente do ano, será até o dia 4 de fevereiro, de graça e aberto ao público.

Entre as principais atrações, a baiana Márcia Freire, se apresentará na abertura do evento, no sábado, às 21h. Patusco, Sheldon, Sedutora e Azamigas da Farra completam o line up dos shows, que vão acontecer também nos dias 29, 02, 03 e 04, também às 21h. Outro destaque na programação do evento são as oficinas de dança, teatro e música, que tem inscrições gratuitas até o próximo dia 27/01, através no site oficial do evento, o www.sacodeverao.com.br.

O Sacode Verão contará ainda com uma grande parede de escalada de rapel, que ficará aberto das 18h às 21h, durante a semana do evento. No local, ainda haverá arrecadação de alimentos para doação a instituições filantrópicas da região.

Confira a programação completa do Sacode Verão, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes:

 

Shows

Sábado, 28/01

Márcia Freire, às 21h

 

Domingo, 29/01

Azamigas da Farra, às 21h

 

Quinta-feira, 02/02

Patusco, às 21h

 

Sexta-feira, 03/02

Sedutora, às 21h 

 

Sábado, 04/02

Sheldon Ferrer, às 21h

 

Programação cultural

 

Sábado, 28/01

 >> Teatro: O Mistério Encantado (Grupo Vanguarda), às 18h

Sinopse: baseado no original do cordel “O Romance do pavão misterioso” de José Camelo de Melo Resende, une dança, teatro e música. É uma história de amor musicada em prosas, versos e melodias poéticas, contada e cantada de forma dinâmica. Mistura elementos do mamulengo, teatro de sombras e dança popular.

>> Dança: Frevo Rabecado (Cia. Folguedos), às 19h

Sinopse: conta a história do frevo, que surgiu em Pernambuco no início do século 20, primeiramente como um ritmo carnavalesco, nascido dos maxixes, dobrados, polcas e marchinhas de carnaval.

>> Música: Brasil Instrumental (Allan Carlos & Cia.), às 20h

 

Domingo, 29/01

>> Teatro: Malévola (Capibaribe Produções), às 18h

Sinopse: a história começa durante a comemoração do nascimento da bela princesa Aurora, quando três fadas madrinhas chegam para oferecer seus presentes para a menina em seu berço matinal. Flora – lhe ofereceu o dono da beleza, Fauna -  concedeu o dom do canto, e momento antes que a fada primavera lhe desce seu presente, a malvada bruxa Malévola apareceu e lançou um terrível feitiço sobre Aurora.

>> Dança: Maculelê (Celeiro de Bamba), às 19h.

Sinopse: Com 16 pessoas em cena, o grupo mostra o Maculelê, manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia.  É, atualmente, uma expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.

>> Música: Forrozada (Fauzer Zaidan), às 20h

 

Segunda-feira, 30/01

>> Teatro: Peter Pan (Grupo Souza Leão), às 18h

Sinopse: um grupo de crianças de rua de forma ingênua e criativa decide brincar de fazer de conta e entram na Terra do Nunca pelas portas da imaginação. Peter, Wendy, Sininho, Gancho, garotos perdidos, índios e piratas deixam essa história leve e divertida em uma versão pop contemporânea.

>> Dança: 15 para as 11 (Grupo Arco), às 19h.

Sinopse: a obra de dança contemporânea aborda questões sobre o tempo, levantando questões como “o tempo não espera por ninguém” e “o que acontece quando se espera pelo tempo?”. Segundo o grupo, 15 para as 11 é o horário marcado por uma cidade onde revela sensações, a essa hora a liberdade é indestrutível, as pessoas são livres e a escravidão de sentimentos se torna uma opção. A montagem, tem direção geral e coreografias de Diego Magno, produção e roteiro de Hygor Fiqueiredo, e co-produção de Max Perteson. Para embalar todas as questões levantas, a trilha sonora é marcada pela música popular brasileira, como Chico Buarque, Ney Matogrosso e Lenine.

>> Música: Noite Samba Raiz (Grupo Samba 3), às 20h

 

Terça-feira, 31/01

>> Teatro: Chapeuzinho Vermelho (Tam Tam de Teatro), às 18h.

Sinopse: conta a História de um Lobo que acha que é mau, mas na verdade ele é muito atrapalhado. Depois de encontrar  a Chapeuzinho Vermelho sozinha na floresta, sua história  toma outro rumo. A direção geral é de Carlos Mallcom.

>> Dança: África Nossa Casa (Grupo Gravatart), às 19h.

Sinopse: com direção geral de Edmilson Leite, o espetáculo retrata o  continente  africano, sua economia  e problemas. A montagem mostrar que  todos  nós  temos  um  pouco  de  sangue  negro, pois  tudo  que  somos  e  aprendemos  foi deixado  por  eles, incluindo a culinárias, religião e  entidade  cultural.

>> Música: Frevo Instrumental (Orquestra Esquenta Mulher), às 20h

 

Quarta-feira, 01/02

>> Teatro: A Bicharada (Já Produções), às 18h

>> Dança: Frevo, Ciranda e Coco (Vera Danças), às 19h

 >> Música: Frevo Instrumental (Orquestra 10 de Agosto), às 20h

 

Quinta-feira, 02/02

>> Teatro: História e Caso de Gonzagão (Marketing Eventos Culturais), às 18h.

Sinopse: conta a história de um dos nordestinos mais famosos, será contada por um grupo de atores-cantadores, encenando a história deste nobre brasileiro: Luiz Gonzaga. A peça retrata sua vida de “causos” de graça e desgraça, paixão e desilusão, miséria e sucesso.

>> Dança: Soul da Favela - Street Dance (O Bando 360 Resistência), às 19h

Sinopse: através da linguagem corporal (street dance), será contada a história do bando de Lampião, mostrando sua força e resistência contra a volante.

 >> Música: Contos Poéticos do Sertão (Vitor Aragão & Cia.)

 

Sexta-feira, 03/02

>> Teatro: Boi D’ Loucos (Cia. de Loucos), às 18h.

Sinopse: história do Auto do Boi. Catirina, esposa de Mateus, que está grávida com desejo de comer uma língua de boi, é o pano de fundo que serve para contar esta história através de dança, música e poesia.

>> Dança: Corpo e Elemento (Cia. Valdeck Farias), às 19h

Sinopse: revela a magia do corpo através de elementos trazendo uma expressão estética corporal com elementos cênicos, uma nova visão da dança, mostrando a relação entre espaços diferentes e diferenciados da dança e a poesia que interagem e dialogam com a finalização de produtos artísticos.

 >> Música: Frevo Instrumental (Orquestra 10 de Agosto), às 20h

 

Sábado, 04/02

 >> Teatro: Uma Incrível Aventura (Pokémon), às 18h.

Sinopse: três jovens aproveitam as férias escolares para embarcar numa aventura misturada a sonho. Eles se vestem de cosplays dos personagens do desenho japonês e entram, literalmente, dentro do Pokémon Go. Viverão mil aventuras como treinadores, caçadores desses monstrinhos – dentro de uma realidade fantasiosa - onde encontrarão até o carismático Pikachu. Diversão, humor, aventura, cenas empolgantes e momentos de muita emoção fazem parte desse show.

 >> Dança: Festa (Cia. Ferreira), às 19h.

Sinopse: com 35 minutos de duração, seis bailarinos de dança contemporânea entram em cena para revelar a expressão do povo, fazendo uma homenagem ao papel que a dança ocupa em nossas vidas e a diversidade de dinâmica explorada a partir da dança e música.

 >> Música: Cordas Encantos (Grupo George de Souza), às 20h

 

Oficinas

Música

Quando: de 28/01 a 04/02, das 14h às 15h

Ministrador: José Roberto de Queiroz

Faixa etária: 12 anos

Conteúdo das aulas: as aulas de música serão de forma criativa, com base na utilização de materiais ou utensílios recicláveis como instrumentos musicais, usando a música como víeis para conscientização do meio ambiente e cidadania.

 

Teatro

Quando: de 28/01 a 04/02, das 15h às 16h

Ministrador: Blilé Aires,

Faixa etária: a partir de 10 anos

Conteúdo das aulas: história do teatro, jogos dramáticos, dinâmica, jogos de improvisos em cima de dinâmicas infantis, exercícios de intenções e expressões, exercícios de dicção e voz e tonalidades vocais, jogos do corpo, exercícios de confiança, expressão corporal, exercícios de interpretação, musicalidade do corpo, elaboração de um sketch, intervenção teatral com público ao redor do evento e roda de diálogo.

 

Dança (Zumba)

Quando: de 28/01 a 04/02, das 16h às 17h

Ministrador: Marcos Aurélio de Lima

Faixa etária: Livre

Conteúdo das aulas: oficina de zumba e suas várias modalidades de ritmos brasileiros e latinos. As aulas incluem alongamento, aquecimento e relaxamento. A proposta é que através dos movimentos corporais o aluno desperte o desejo pela dança. 

Mais lidas