TV Jornal

Nordeste Mais busca registros inéditos da região

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 19/10/2014 às 21:12
Leitura:

Ana Letícia sai dos estúdios e pega a estrada em busca de boas histórias / Foto: Ricardo B. labastier/JC Imagem

Ana Letícia sai dos estúdios e pega a estrada em busca de boas histórias Foto: Ricardo B. labastier/JC Imagem

O programa Nordeste Mais, da TV Jornal, lançará em breve um novo formato, inédito na região. A apresentadora Ana Letícia sai dos estúdios e pega a estrada para desbravar os encantos e belezas escondidas pelos nove estados nordestinos. O objetivo é revelar um Nordeste que os próprios nordestinos não conhecem ainda, saindo dos lugares comuns em busca de registros inéditos na região.

A estreia será no dia 1º de novembro, às 11h15. O telespectador verá um programa totalmente reformulado: novos quadros, nova linguagem, mais dinâmico e ainda melhor editado. Essa é a grande reformulação do programa, que está no ar desde 2008 na TV Jornal e outras nove afiliadas do SBT Nordeste.

A ideia é revelar a gastronomia exótica de cada local, negócios que deram certo, personalidades que se destacam, artistas e aspectos típicos, entre outras pautas. Tudo gravado em locações externas. "Fazer um programa itinerante era um sonho que todos nós tínhamos", conta Ana Letícia, que está à frente da atração desde 2012. Ela explica que o ritmo de viagens está intenso, com pelo menos um deslocamento por semana: "Em 45 dias nós passamos por oito estados do Nordeste. Em cada cidade temos uma média de seis matérias produzidas. É um trabalho duro mas recompensador".

Desbravar o sertão tem rendido boas histórias e lições para a equipe, composta por cinco pessoas.

Ela conta, ainda, que a novidade no formato não é uma surpresa, já que durante três anos a apresentação do programa foi feita do estúdio: "Eu sempre gostei de ir pra rua e fazer matérias externas, por isso estou muito confortável e feliz com essa mudança". "Nós queremos abrir os olhos dos nordestinos, estimular a curiosidade das pessoas e fazer com que eles viagem com a gente", explica.

QUADROS - O novo Nordeste Mais contará com seis quadros inéditos. No Filando a Boia o programa acompanhará uma personalidade do local visitado que acolherá a equipe para um refeição especial e uma visita à sua casa, apresentando, assim, um pouco dos sabores da região. Há também o Momento Making Of, onde Ana Letícia estará munida de uma pequena câmera de apoio para registrar momentos engraçados e interessantes das viagens, e o Manda pra Gente, onde o telespectador pode contribuir com vídeos indicando lugares para serem visitados.

O quadro Da Gema trará entrevistas com artistas nordestinos das mais variadas áreas. Pessoas que se destacam no seu campo artístico, mas não necessariamente já revelados pela mídia. No Giro o público vai conferir coberturas de eventos artísticos no Nordeste, como exposições, peças e festivais.

Os amantes de boa gastronomia vão ficar ligados no quadro Lambendo os Beiços. Várias matérias que trazem as criações - e recriações - diferenciadas de chefes nordestinos, mostrando a abrangência e a variedade da culinária da região. O passo a passo das receitas não ficará de fora.

O artesanato ficará concentrado no quadro Feito a Mão. Já no Nordeste Que Faz o telespectador confere reportagens sobre empreendedores nordestinos que deram certo: dos grandes empresários até os pequenos empreendedores que tiveram boas ideias e prosperaram com seus negócios.

Mais lidas