Adeus, Chaves

Personagens de Bolaños atravessaram gerações e viraram ícones pop

Por Thiago Wagner
Por Thiago Wagner
Publicado em 28/11/2014 às 19:42 | Atualizado em 18/01/2023 às 10:35
Chaves tem um universo próprio na América Latina / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Chaves tem um universo próprio na América Latina Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A Festa da Boa Vizinhança não será mais a mesma a partir de agora na vila. O menino Chaves, que foi eternizado no mexicano Roberto Gomes Bolaños, nos deixou. E não há mais sanduíches de presunto ou brincadeiras com Kiko e Chiquinha que o tragam de volta para nós. Assim como ele, ficamos órfãos. Não de pais, mas da genialidade do Chespirito, apelido carinhoso pelo qual Roberto era conhecido - uma referência ao inglês William Shakespare. O vazio que fica no coração pela ausência dele entre nós é tão grande que dá vontade de ir para o barril mais próximo chorar bem ao estilo 'pipipi'. Enfim, chegou a aurora para Roberto, Chaves, Chapolin e tantos outros personagens que atravessaram gerações na América Latina.

O termo 'se você é jovem ainda' eternizado na música de mesmo nome do seriado é algo que define bem a alma de Bolaños durante os 85 anos de vida. Roberto nunca abandonou o jeito criança, muito bem representado na inocência do Chaves, criado aos 42 anos do artista. Foi com o público mais jovem que ele obteve a melhor identificação bem aos estilo "sigam-me os bons", frase célebre do Chapolin. Sabendo disso, o autor mexicano abriu mão da comédia em alguns momentos para transmitir mensagens educativas e reflexivas para os pequenos. Quem não lembra da famosa "a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena", dita pelo Seu Madruga?

Bolanõs sempre manteve o jeito criança

Bolanõs sempre manteve o jeito criançaFoto: Reprodução/Internet

Além de Chaves e Chapolin, Chespirito criou outros personagens menos famosos no Brasil, mas considerados muito importantes no México, como Chompiras, um ex-ladrão que ficou honrado; Dr. Chapatin, um médico nada paciente; e Dom Caveira, um dono de funerária que tenta sair com as viúvas. Os esquetes de todas essas criações eram reunidos na Hora do Chespirito.

O sucesso transformou os personagens de Roberto Bolaños, interpretados por ele ou não, em ícones pop com o passar do tempo, principalmente na Internet e redes sociais. Que fã de Chaves nunca teve a ideia de se fantasiar no Carnaval com as roupinhas muito loucas de Kiko, Chiquinha e Seu Madruga? Ou até mesmo usou alguma referência do programa durante o papo com os amigos? Isso sem falar nas comunidades, adesivos, camisas, bonecos, broches e outros objetos dos membros da vila do Chaves. O seriado ganhou o próprio universo com um público muito fiel, que não se abalou nem mesmo com o fim dos episódios inéditos do programa ou com as brigas de alguns atores - como Maria Atononieta de Las Nieves, a Chiquinha - com Bolanõs.


Só que obviamente o tempo passou para o menino Roberto. Os últimos anos foram mais de boas lembranças dos momentos do sucesso dos principais personagens e de Chaves - que virou desenho. Isso, porém, não significou que ele ficou velho com a idade. No coração, Bolaños sustentou a juventude que nunca morreu nem morrerá. Chespirito se vai, mas nos deixa as alegrias, as tristezas, os ensinamentos e as boas memórias que vieram principalmente com Chaves, que finalmente encontrou um lugar onde poderá comer todo o sanduíche de presunto que quiser. Obrigado, Roberto Gomes Bolaños! Por nos proporcionar grandes brincadeiras não só com você, mas com o Kiko, a Chiquinha, o Senhor Barriga e outros. Por enquanto vai tirando a paciência do Seu Madruga, da Bruxa do 71 e do Jaiminho, velhos amigos que você reencontra neste momento. Só pega leve com eles porque nem todos têm paciência com você.

Abaixo, o áudio da dubladora Cecília Lemes, que faz a voz da Chiquinha, prestando uma homenagem a Bolaños:

reprodução
Roberto Bolaños morreu aos 85 anos de idade, em sua casa em Cancún, no México - reprodução
reprodução
Roberto Bolaños e parte do elenco do seriado Chaves - reprodução
reprodução
Roberto Bolaños e sua esposa Florinda Meza. Casal se conheceu no set de gravações - reprodução
reprodução
Florinda Meza, Roberto Bolaños e sua filha Marcela Gómez - reprodução
reprodução
Roberto Bolaños também interpretava o famoso personagem Chapolin Colorado - reprodução

Pelo aplicativo ComuniQ, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, fãs do ator Roberto Bolaños prestam sua homenagem: