Atriz

Artistas participam de velório de Maria Della Costa no Rio

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 25/01/2015 às 15:01
Leitura:

Corpo de Della Costa será enterrado no cemitério de Paraty, litoral Sul do Rio / Foto: Reprodução

Corpo de Della Costa será enterrado no cemitério de Paraty, litoral Sul do Rio Foto: Reprodução

O corpo da atriz Maria Della Costa está sendo velado nesta domingo (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a presença de amigos, familiares e colegas de profissão.

Seus pares no teatro e na TV destacaram seu espírito empreendedor, seu talento como atriz, sua beleza e a capacidade de lançar novos talentos.

O ator Ney Latorraca disse que teve seu primeiro papel de destaque, em 1973, numa peça da companhia da atriz, que levava o nome de Della Costa.

"Vai embora não só uma grande atriz, mas uma grande mulher que lançou nomes como o meu, o da Fernandona [Fernanda Montenegro], Sérgio Britto e tantos outros", disse.

A atriz Nathalia Timberg, que também trabalhou com Della Costa, disse que ela era "uma figura que tinha uma luz própria e um talento muito grande" e, ao mesmo tempo, possuía a capacidade de identificar bons atores em começo de carreira e projetá-los.

Timberg citou também Fernanda Montenegro.

O ator Edwin Luisi, um dos mais emocionados no velório, disse que sua estreia também se deu na companhia de Maria Della Costa.

"Saí da Escola de Arte Dramática de São Paulo em 1973 e no ano seguinte foi trabalhar com ela. Foi um grande aprendizado."

A atriz Aracy Cardoso recorda do trabalho de Della Costa na TV. "Atuamos juntas na novela 'As Bruxas', com direção de Walter Avanci e texto de Ivani Ribeiro. Éramos do mesmo núcleo e sempre conversarmos muito. Ela era muito dedicada. Chegava cedo. E tinha um enorme talento", disse.

Nos últimos anos, Della Costa se afastou dos palcos e das telas e se dedicou exclusivamente a cuidar de sua pousada em Paraty, litoral Sul do Rio.

Conforme o desejo da atriz, seu corpo será enterrado no cemitério da cidade, segundo Marcelo Del Cima, produtor e procurador da atriz.

"Ela amava muito Paraty. Só voltou para o Rio, em 2011, para cuidar da saúde, convencida pela gente."

A previsão é que o velório, no Rio, continue até as 14h deste domingo.

Depois, o corpo da atriz será levado a Paraty e continuará a ser velado à noite até a hora do enterro, previsto para às 11h de segunda-feira (26).

Mais lidas