Polêmica

Equipe do JN lança campanha #somostodosMaju contra ataques racistas

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 03/07/2015 às 17:41
Leitura:

Equipe do telejornal dá resposta aos ataques racistas sofridos pela colega de trabalho / Foto: reprodução vídeo

Equipe do telejornal dá resposta aos ataques racistas sofridos pela colega de trabalho Foto: reprodução vídeo

A equipe do Jornal Nacional, encabeçada pelos apresentadores do telejornal, William Bonner e Renata Vasconcellos, divulgou um vídeo na tarde desta sexta-feira (3) em apoio à jornalista Maria Julia Coutinho, à frente do quadro que traz notícias meteorológicas. Na imagem, divulgada pelo JN no Facebook, os colegas de trabalho ‘lançam’a campanha #somostodosMaju e dão resposta aos comentários racistas contra a jornalista. Em pouco tempo, a hashtag ganhou forças nas redes sociais e chegou aos Trend Topics do Twitter. O vídeo, por sua vez, já tem 30 mil curtidas e 10 mil compartilhamentos. 

Entre os famosos que se se posicionaram em apoio à jornalista estão o próprio William Bonner, Renata Capucci, Serginho Goisman, Adriane Galisteu e Fernanda Pontes. No entanto, diversos anônimos também mostraram sua indignação com os comentários racistas contra Maju Coutinho. 

 

A polêmica teve inicio nessa quinta-feira (2) após uma publicação do JN no Facebook, sobre o tempo na região central do Brasil. A postagem foi comentada mais de dez mil vezes, muitas com injúrias raciais à jornalista. Entre os comentários, muitos chamam a jornalista de "macaca", "puta africana", "vagabunda", entre outras agressões. Um dos textos agressivos dizia: "Só conseguiu emprego no 'Jornal Nacional' por causa das cotas. Preta imunda", dizia um dos comentários. "Não tenho TV colorida para ficar olhando essa preta não". Revoltados com o tom dos comentários, outros usuários da rede social saíram em defesa da jornalista e repudiaram o preconceito na página do telejornal.

Mais lidas