Streaming

Confira 25 filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 09/09/2016 às 20:00 | Atualizado em 07/05/2021 às 11:41
Leitura:
Lista de filmes baseados em fatos reais para você se divertir no fim de semana / Foto: Divulgação

Lista de filmes baseados em fatos reais para você se divertir no fim de semana Foto: Divulgação

Alguns defendem que a vida imita a arte, outros acreditam no contrário. Mas, o que importa mesmo, é que algumas histórias reais são tão incríveis que precisam ser espalhadas para o mundo todo. Pensando nisso, o NE10 separou essa lista de 25 filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix. 

Confira uma lista atualizada de filmes disponíveis na Netflix

1. A Duquesa

Aos 18 anos, Georgiana Spencer (Keira Knightley) casou-se com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria ter um filho. Logo, ela mostra sua inteligência e perspicácia diante da corte inglesa. A Duquesa, no entanto, sofre uma série de abortos e dá à luz meninas, não conseguia dar ao duque um filho. Assim, pouco a pouco, o relacionamento entre eles se deteriora. 

 

2. Prenda-me se For Capaz

Mestre na arte do disfarce, Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, com apenas 18 anos. Ele vive a vida praticando golpes milionários e se torna o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos EUA. Em seu encalço, entretanto, está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios para encontrá-lo e capturá-lo.

 

3. VIPs

Sem conseguir viver com a própria identidade, Marcelo (Wagner Moura) assume o nome e a vida de outras pessoas. Dessa forma, ele aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras.

 

4. Amor e Inocência

No ano de 1795, Jane Austen (Anne Hathaway) começa a se destacar como uma escritora. Ela, aos 20 anos, está interessada em desvendar o mundo, enquanto seus pais querem que Jane se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade. A jovem está entre o principal candidato, o sr. Wisley (Laurence Fox), neto de um aristocrata, e o malandro Tom Lefroy (James McAvoy).

 

5. Johnny e June

O filme conta a história do cantor Johnny Cash (Joaquin Phoenix), que passou a juventude em uma fazenda de algodão até ganhar sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Johnny Lee Lewis e Carl Perkins. Com uma personalidade marginal e a infância tumultuada, Johnny entrou em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter (Reese Whiterspoon), o grande amor de sua vida, pode salvar.

 

6. Sete Anos no Tibet

O mais famoso alpinista austríaco, Heinrich Harrer (Brad Pitt), tentou escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Egocêntrico, Heinrich deixou para trás sua mulher grávida e um casamento em crise. Sem conseguir o feito, ele foi declarado inimigo quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, por estar em domínio inglês. Feito prisioneiro de guerra, ele fugiu e passou a morar na cidade de Lhasa, no Tibet. Lá, ele se tornou um pessoa generosa e até confidente do Dalai Lama.

 

7. Em Nome de Deus

Tendo a Irlanda da década de 60 como pano de fundo, o filme conta a história de três jovens que são mandadas para um convento, para"pagarem por seus pecados" por tempo indeterminado. Ou seja, elas levam uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. Conhecidas como "as irmãs Magdalena", as internas são humilhadas e castigadas regularmente pelas madres.

 

8. O exorcismo de Emily Rose

Deixando para trás sua casa em uma região rural para cursar a faculdade, Emily Rose (Jennifer Carpenter) começa a ter alucinação assustadora. A jovem, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo, realizada pelo padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém, Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo da adovogada Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.

 

9. Um crime americano

Em 1965, as irmãs Sylvia (Ellen Page) e Jennie Likens (Hayley McFarland) são deixadas na casa de Gertrude Baniszweski (Catherine Keener) por uma longa temporada, já que seus pais trabalham em um circo. Gertrude, que é uma mãe solteira com 7 crianças, aceita cuidar das garotas em troca de dinheiro devido a dificuldades financeiras. Só a presença das meninas afeta sua natureza instável.

 

10. Intocáveis

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que fica tetraplégico após sofrer um grave acidente. Necessitando de um assistente, ele contrata Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas. Aos poucos, a amizade entre eles acontece.

 

11. 12 anos de escravidão

É o ano de 1841 e Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto até que, um dia, é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, ele precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Por doze anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

 

12. A rede social

Um analista de sistemas graduado em Harvard, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), em uma noite de outono em 2003, começa a trabalhar em uma nova ideia. Seis anos e 500 milhões de amigos depois, ele se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook.

 

13. Clube de compras Dallas

O eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS em 1986 e começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Atrás de tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México.

 

14. O impossível

Maria (Naomi Watts) e Henry (Ewan McGregor) aproveitam as férias de inverno na Tailândia com os três filhos pequenos, quando, na manhã de 26 de dezembro de 2004, um tsunami de proporções devastadoras atinge o local. Separados em dois grupos, a mãe e o filho mais velho vão enfrentar situações desesperadoras para se manterem vivos. Enquanto isso, em outro lugar, o pai e as duas crianças menores não têm a menor ideia se os outros dois estão vivos.

 

15. Frida

Um dos principais nomes da história artística do México, Frida Kahlo (Salma Hayek) foi conceituada e aclamada como pintora. Ela teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), também companheiro nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

 

16. A dama dourada

Durante a década de 1980, uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro "Woman in Gold", de Gustav Klimt, retrato de sua tia roubado pelos nazistas durante a ocupação. Maria Altmann (Helen Mirren) conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds).

 

17. O discurso do rei

Gago desde os 4 anos, George (Colin Firth) frequentemente precisa fazer discursos. Após passar por vários médicos, sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional. 

 

18. Natureza selvagem

É início da década de 90 e Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos EUA em busca da liberdade. Durante a jornada, ele conhece pessoas que mudam sua vida e também muda a vida delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide partir rumo ao Alasca.

 

19. A lista de Schindler

Um sujeito oportunista, sedutor, "armador", comerciante no mercado negro e membro do Partido Nazista, Oskar Schindler (Liam Neeson) ele amava o ser humano e fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

 

20. À procura da felicidade

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros e, apesar de todas as tentativas em manter a família unida, é abandonado pela esposa Linda (Thandie Newton). Agora, ele precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Até que um dia Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, onde ele vê um grande futuro.

 

21. Um ato de liberdade

No ano de 1941, Tuvia (Daniel Craig), os irmãos Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell), ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta. No início, eles apenas pensam em sobreviver, mas, à medida que seus atos de bravura se espalham, diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade.

 

22. A vida é bela

Durante a Segunda Guerra Mundial, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista na Itália. Para protege o garoto do terror e da violência, o pai usa a imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira.

 

23. O terminal

Cidadão da Europa Oriental, Viktor Navorski (Tom Hanks) descobre quando chega ao aeroporto de Nova York que seu país sofreu um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Assim, Viktor não consegue autorização para entrar nos Estados Unidos, nem voltar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas após o golpe. Diante disso, ele passa a improvisar seus dias e noites no próprio aeroporto, à espera que a situação se resolva.

 

24. Quebrando a banca

Tímido e superdotado do MIT, Ben Campbell (Jim Sturgess) busca em jogos de cartas o dinheiro para pagar a faculdade. Dessa forma, ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística.

 

25. Cidade de Deus

Um jovem pobre, negro e muito sensível, Buscapé (Alexandre Rodrigues) cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, uma favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, o jovem acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão.

Mais lidas