Streaming

Catálogo da Netflix diminuiu 50% nos últimos quatro anos

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 06/10/2016 às 10:42
Leitura:

Em 2016, por exemplo, serão 600 horas de conteúdo original, segundo empresa / Foto: Divulgação

Em 2016, por exemplo, serão 600 horas de conteúdo original, segundo empresa Foto: Divulgação

Os usuários mais antigos e atentos da Netflix já devem ter tido a impressão de que o catálogo de filmes do serviço de streaming diminuiu nos últimos anos. A informação foi confirmada pelo site Exstreamist, que foca exatamente neste tipo de empresa. Segundo o levantamento, a quantidade de filmes e séries disponíveis aos assinantes caiu 50% nos Estados Unidos nos últimos quatro anos.

Em 2012, os usuários tinham acesso a aproximadamente 11 mil títulos e esse número caiu para cerca de 5.300 em 2016, no país, conforme dados da Exstreamist. A retração coincidiu com a expansão internacional da empresa, que precisou lidar com os direitos autorais em diversos países, cada um com suas exigências e normas, o que é caro e trabalhoso. Fato que não existiria caso a Netflix fosse responsáveis pelas produções.

Orange Is The New Black é uma produção original Netflix

Orange Is The New Black é uma produção original NetflixFoto: Divulgação

A contração no catálogo aconteceu ainda no mesmo período em que o serviço de streaming passou a focar em produtos próprios, o “original Netflix”, como lembra o site. E esta parece ser uma aposta acertada, uma vez que "House of Cards", "Orange Is The New Black" e “Narcos” têm surgido como concorrentes e até vencedores de diversos prêmios da televisão mundial. Sem esquecer que os documentários "What Happened, Miss Simone?", "Winter On Fire", "Virunga" e "The Square" foram indicados ao Oscar.

Em 2016, por exemplo, serão 600 horas de conteúdo original e este número deve crescer nos próximo anos. O CFO da Netflix, David Wells, já revelou em entrevistas que a intenção da empresa é chegar aos "50/50", ou seja, metade conteúdo próprio e metade conteúdo licenciado. 

Mais lidas