Eterno

Criador do Fofão, Orival Pessini morre aos 72 anos

Emilayne Mayara dos Santos
Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 14/10/2016 às 8:12
Leitura:

Personagem Fofão surgiu no programa Balão Mágico e se tornou um ícone dos anos 80 / Foto: Divulgação

Personagem Fofão surgiu no programa Balão Mágico e se tornou um ícone dos anos 80 Foto: Divulgação

O ator e humorista Orival Pessini, que teve a carreira marcada por ser o criador do Fofão, Patropi e Sócrates, morreu na madrugada desta sexta (14), aos 72 anos. Pessini lutava contra um câncer no baço e estava internado havia duas semanas no Hospital São Luiz, em São Paulo. As informações são do UOL, parceiro do NE10.

O humorista também sofreu com um câncer na garganta, do qual se recuperou. Ele iniciou sua carreira no teatro e estreou na TV em 1963, no infantil "Quem Conta um Conto" da TV Tupi. Na década de 70, interpretou os macacos Sócrates e Charles no Planeta dos Homens da Rede Globi. Pessini também passou pelos humorísticos Praça Brasil (Band), Escolhinha do Professor Raimundo (Globo) e A Praça é Nossa (SBT), todos como o personagem Patropi.

Fofão

Pessini criou o eterno Fofão no programa Balão Mágico, da Globo. O personagem fez tanto sucesso que acabou ganhando o próprio programa, TV Fofão, que foi ao ar na Bandeirantes. A inspiração de Orival para criar o personagem foi o filme E.T., de Steven Spielberg.

Pessini ficou marcado na história da televisão brasileira por criar os personagens Fofão e Patropi

Pessini ficou marcado na história da televisão brasileira por criar os personagens Fofão e PatropiFoto: Divulgação

 O humorista não se incomodava com as imitações de Fofão, mas chegou a proibir a Carreta Furacão de usar o personagem no protesto a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff neste ano. "Eu não autorizo, é um direito meu. Eu faço questão de proteger meus personagens. O Fofão, por exemplo, gera empregos. As crianças conhecem pela internet e gostam. Os adultos se emocionam quando o encontram. Quero preservar essa imagem", justificou na época. 

Mais lidas