Curtiu?

Classificação: Netflix contará com botão de 'curti/não curti'

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 17/03/2017 às 11:55
Leitura:

Você curtiu ou não curtiu Stranger Things? / Foto: Reprodução / Netflix

Você curtiu ou não curtiu Stranger Things? Foto: Reprodução / Netflix

O sistema de classificação da Netflix, que você pode entender AQUI, está prestes a mudar. Nas próximas semanas, ao invés de dar nota através das estrelas, os usuários do serviço de streaming poderão clicar nos conhecidos polegares para cima ou para baixo, afim de indicar se gostaram ou não da produção assistida.

A mudança, segundo o vice-presidente de produtos da Netflix, Todd Yellin, tem o objetivo de melhorar as recomendações. Conforme explicação da empresa, o 'curti / não curti', muito familiar para os internautas graças ao Facebook e YouTube, irá gerar mais engajamento dos usuários.

A decisão da mudança teve como base uma pesquisa realizada em vários países durante o ano de 2016 e que apontou um aumento de mais de 200% na participação dos clientes do serviço de streming, em comparação com o sistema das cinco estrelas utilizado atualmente.

De acordo com a Netflix, o método do polegar também seria mais preciso, pois, segundo Todd, as estrelas podem ser interpretadas de diversas formas. Por exemplo, muitos usuários dão três estrelas aos filmes que não gostaram, mas esta quantidade de pontos é considerada por outros usuários como positiva.

O dedão para cima ou para baixo, no entanto, é bastante simplificado. Assim, outra novidade irá complementar a nota do filme. Abaixo do título também será exibida uma porcentagem de afinidade, que irá considerar inúmeros parâmetros, inclusive o gosto do usuário. Segundo o vice-presidente de produtos da Netflix, a novidade será implementada no mundo inteiro em abril.

Entenda como funcionam as estrelas de classificação da Netflix

Você, usuário da Netflix, costuma avaliar as séries e filmes com aquelas “estrelinhas”? Se a reposta é positiva, parabéns, você está fazendo isso certo! Isso porque essas estrelas são parte importante do sistema de recomendação do serviço de streaming. Ou seja, a partir das estrelas, a Netflix reconhece o seu perfil e oferece sugestões mais certeiras para o seu gosto. 

"Ao classificar filmes e séries de TV, você nos ajuda a filtrar, dentre as milhares de opções disponíveis, os títulos que têm mais chances de se encaixar no seu perfil", explica o serviço de streaming. Para fazer a classificação, é só clicar nas estralas após assistir o filme, série ou documentário ou fazer a avaliação na página de descrição do conteúdo. Uma estrela significa “detestei” e cinco estrelas significam “adorei”.

Mas, além das suas avaliações, o complexo algoritmo de recomendação da Netflix leva em questão fatores como os gêneros de filmes e séries de TV disponíveis, o seu histórico de transmissão e as classificações de todos os assinantes do serviço que possuem um gosto parecido com o seu.

Mais lidas