Novidade

Jericoacoara vai virar Parque Nacional

Publicado em 25/02/2002 às 7:00
Leitura:

Até 1985 Jericoacoara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo. Até que o turismo a descobriu e a fama de "Jeri", como é carinhosamente chamada, não conheceu fronteiras. Jeri é uma APA (Área de Proteção Ambiental) desde 1984. Localizada no estado do Ceará, fica a cerca de 300 km a oeste de Fortaleza.

Tamanha beleza faz com que esse "paraíso brasileiro" seja cada vez mais conhecido e que se lute para preservá-lo. O local apresenta um ecossistema muito frágil, por isso é controlado pelo Ibama. Jericoacoara vai deixar de ser uma simples APA para se tornar Parque Nacional.

Mudanças - Os limites da APA se estendem 10 km de distância do litoral e, dentro desse limite, não é permitida a construção de estradas, caça, pesca predatória ou qualquer tipo de poluição. Com a classificação de Parque passará a ter uma área de aproximadamente 5.400 hectares e o projeto, já finalizado, espera apenas a assinatura do Presidente da República para sair do papel. - O turismo não vai acabar, ele apenas será disciplinado -, afirma Djalma Silva, substituto do gerente executivo do Ibama em Fortaleza.

Jeri já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro. O jornal americano "Washington Post Magazine" a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994. Jericoacoara também foi cenário do longa-metragem "A Ostra e o Vento".

E por ser um lugar paradisíaco, a comunidade que hoje vive no vilarejo de Jericoacoara depende da administração do Ibama para que esse berço de belezas naturais possa ser preservado.

Fonte: Webventure

 

Mais lidas