Voos domésticos

Nordeste será o principal destino do brasileiro até março

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 03/10/2014 às 21:04
Leitura:

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos principais destinos nordestinos / Foto: divulgação

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos principais destinos nordestinos Foto: divulgação

Os próximos seis meses serão de grande movimentação de turistas nas praias e no interior dos estados do Nordeste. A expectativa é da pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, feita pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas, que mostra que 42,2% dos brasileiros que pretendem viajar até março de 2015 apontam a região como destino principal.

O período inclui, além das férias escolares, datas e eventos de grande movimentação de turistas, como as festas de fim de ano e o Carnaval. Para o levantamento são ouvidos dois mil moradores de sete cidades do País: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, essas capitais representam 70% do fluxo doméstico de turistas do Brasil.

O segundo destino escolhido pelos que pretendem viajar é o Sudeste, com 27,1% das sinalizações, seguido do Sul, com 18%, e do Norte e do Centro-Oeste, com 8,5% e 4,2%, respectivamente.  A maioria dos viajantes (58,3%) utilizará o avião como meio de transporte, enquanto 25,3% pretendem viajar de automóvel e 12,7% de ônibus.

“Os resultados da sondagem do consumidor mostram que o brasileiro continua disposto a viajar e reforça também a importância do turismo doméstico e dos destinos nordestinos para o País”, comenta o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que lembra que capitais e municípios litorâneos da região estão entre os destinos mais visitados e mais desejados do Brasil.

Na lista dos dez mais desejados do País a liderança fica, nesta ordem, com Fernando de Noronha e Fortaleza, segundo o Estudo da Demanda Turística Nacional/2012, do MTur. Destacam-se também neste ranking as capitais Salvador, Natal e Recife. Quando a avaliação é dos dez destinos mais visitados, Salvador, Fortaleza, Recife e Natal voltam a aparecer.

Mais lidas