Passeio

Mistérios da maçonaria serão revelados no passeio Olha! Recife deste fim de semana

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 16/04/2015 às 13:23
Leitura:

Casa da Cultura faz parte dos dois roteiros sobre a maçonaria. / Foto: Inaldo Lins/Arquivo PCR

Casa da Cultura faz parte dos dois roteiros sobre a maçonaria. Foto: Inaldo Lins/Arquivo PCR

Os mistérios da sociedade secreta serão revelados pelo passeio neste final de semana. O público poderá conhecer a simbologia maçom, seus ritos, códigos de ética e a forma de identificação dos membros das secretas sociedades maçônicas. O projeto pretende aproximar o recifense das curiosidades da cidade e é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada pela secretaria de Turismo e Lazer. O Olha! Recife oferece passeios gratuitos de ônibus, catamarã, de bicicleta e a pé todo fim de semana. O conhecimento da maçonaria se dividirá em dois roteiros, um no sábado (18) e o outro no domingo (19).  

O primeiro será de ônibus e fará um circuito pelos locais da cidade que apresentam símbolos e emblemas maçônicos nas fachadas e interiores. O ônibus sai da Praça do Arsenal. Entre os atrativos que serão visitados estão o Liceu de Artes e Ofícios, construído por sociedades de intelectuais e artistas liberais; a igreja de São José do Ribamar, erguida por uma irmandade formada por artífices recifenses e que apresenta símbolos em seu frontão, balcões de ferro das janelas do coro e altar; além da antiga Estação Central do Recife;  e Casa da Cultura.

Outro ponto contemplado pela primeira parte será a Loja Conciliação, onde os participantes poderão visitar o museu que abriga móveis, objetos históricos, quadros, lustres e cadeiras utilizadas por Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, em visita ao Recife, em 1859. O roteiro de ônibus será oferecido no sábado, a partir das 14h, com saída da Praça do Arsenal.

No domingo, o roteiro é a pé saindo também da Praça do Arsenal e percorrerá: a Praça da República, a Rua do Imperador, a Rua da Penha, a Igreja de São José do Ribamar, a Avenida Dantas Barreto, a Casa da Cultura, a Rua da Aurora e a Loja Conciliação.

Para participar de qualquer um dos dois roteiros é preciso fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br, a partir das 8h desta sexta-feira.

 

Serviço:

Olha! Recife de Ônibus

Tema: Recife Maçônico

Quando: Sábado (18), às 14h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Circuito Maçônico

Quando: Domingo (19), às 9h

Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

 


Mais lidas