Turismo religioso

Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem entra no roteiro do projeto "Recife Sagrado"

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 12/05/2015 às 18:08
Leitura:

Além da Igreja de Boa Viagem, outras cinco igreja fazem parte do roteiro / Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem

Além da Igreja de Boa Viagem, outras cinco igreja fazem parte do roteiro Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem

A partir desta quarta-feira (13), o Projeto "Recife Sagrado" recebe mais um ponto de visitação que integrará o seu roteiro. A Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem começa a fazer parte dos locais visitados junto com outras cinco igrejas históricas da capital pernambucana.

Quem quiser conhecer a igreja, localizada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contará com guias que oferecerão informações sobre a igreja, sua história e sua arquitetura. No primeiro mês de visitação, o atendimento será encerrado com meia hora de antecedência por causa  das celebrações do terço do Mês de Maria. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 13h às 16h.

A igreja, que foi erguida sobre a areia da praia, tem seus primeiros registros datados do século XVII. Por volta de 1862, o templo passou por uma grande reforma, que lhe deu o aspecto atual. Sofreu mudanças internas e externas, sendo preservado apenas o altar da sacristia. A partir da abertura das linhas de bondes e da Avenida Boa Viagem, o bairro cresceu e se modernizou e a igreja foi uma das únicas construções históricas da zona sul que resistiram às modernas construções.

O Projeto Recife Sagrado é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da sua secretaria de Turismo e Lazer. Seu objetivo é mostrar aos visitantes e recifenses os tesouros guardados por um dos mais ricos conjuntos da arquitetura sacra do País, chega agora à Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem. Desde que o projeto foi lançado, em novembro do ano passado, 20.342 pessoas foram atendidas pelos novos guias: 16.894 brasileiros e 3.448 estrangeiros.

Além da Igreja de Boa Viagem, também fazem parte do roteiro de visitas as igrejas: Madre de Deus, Capela Dourada,  Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Basílica de Nossa Senhora do Carmo e Santa Tereza D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo.

Para conferir os horários de visitação das demais igrejas, basta acessar o site da secretaria de Turismo e Lazer.

Mais lidas