Turismo

Olha! Recife: assombrações e influências holandesas são passeios deste fim de semana

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 28/05/2015 às 15:55
Leitura:

Passeio tem saída marcada às 18h do sábado, da Praça do Arsenal, indo para o Teatro de Santa Isabel, habitado por uma populosa comunidade de fantasmas, ruidos e vultos. Depois, para diversos pontos assustadores  / Foto: divulgação PCR/Marcos Pastich

Passeio tem saída marcada às 18h do sábado, da Praça do Arsenal, indo para o Teatro de Santa Isabel, habitado por uma populosa comunidade de fantasmas, ruidos e vultos. Depois, para diversos pontos assustadores Foto: divulgação PCR/Marcos Pastich

Neste último fim de semana do mês, recifenses e visitantes interessados em saber mais sobre as histórias e tradições da Capital pernambucana têm cinco opções de passeio que integram o projeto Olha! Recife. O primeiro é o roteiro mal assombrado, que relembra causos assustadores da cidade, que amedrotam os recifenses há muitas gerações. Os outros quatro passeios são dedicados à herança holandesa nas paisagens do Recife, às pontes da cidade e ao Palácio do Campo das Princesas. Os trajetos podem ser realizados a pé, de ônibus, de bicicleta e de catamarã.

As inscrições devem ser feitas a partir das 8h desta sexta-feira (29), no site, onde também será publicada a lista de confirmação dos inscritos. No dia do passeio, cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade. O Olha! Recife é um projeto gratuito e todos os passeios contam com guia de turismo.

O passeio mal assombrado do Olha!Recife tem saída marcada às 18h deste sábado (30), da Praça do Arsenal, indo para o Teatro de Santa Isabel, habitado por uma populosa comunidade de fantasmas, ruidos e vultos. De lá, segue para o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, onde vaga uma debutante morta na noite de sua festa; para a Rua Nova, da jovem emparedada pelo pai; e para a Casa da Cultura, onde várias almas seguem aprisionadas até hoje. O roteiro passa ainda pela Praça Chora Menino, conhecida pelo pranto incessante que pode ser ouvido nas madrugadas,  e encerra na Cruz do Patrão, o mais assombrado monumento recifense.

Também no sábado, mas às 14h, o Olha!Recife de ônibus estreia os roteiros metropolitanos. Com o tema Circuito Holandês, o passeio contemplará a Rua do Bom Jesus, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República e Forte das Cinco Pontas, esticando até o Monte Guararapes, em Jaboatão. A saída será da Praça do Arsenal.

Saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. A embarcação zarpa às 9h do Catamarã Tours

Saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. A embarcação zarpa às 9h do Catamarã ToursFoto:divulgação PCR/Andrea Rego Barros

O catamarã, outra parte da programação do sábado, fará o roteiro estendido, saindo do Cais das Cinco Pontas e cortando 14 bairros até Casa Forte. A embarcação zarpa às 9h do Catamarã Tours, no Bairro de São José.

Já no domingo, a partir das 9h, com saída da Praça da Arsenal, o Olha!Recife a Pé será dedicado a duas majestosas construções da cidade: o Palácio do Campo das Princesas e o Teatro de Santa Isabel.

Às 9h do domingo, o roteiro de bicicleta sai da Praça do Arsenal pelo Cais do Apolo, Ponte do Limoeiro e Rua da Aurora. Passa ainda pelas cabeceiras das Pontes Princesa Isabel, Duarte Coelho e Boa Vista, cruza a  6 de março, retorna pela rua Floriano Peixoto e segue até a Praça da República. Mais adiante, os ciclistas cruzarão ainda a Buarque de Macedo, Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita e Ponte Giratória até retornar pela Alfredo Lisboa para o ponto de partida.

Mais lidas