Passeio

Tem roteiro 'mal assombrado' no Olha! Recife do fim de semana

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 27/08/2015 às 16:21
Leitura:

A Ponte da Boa Vista, ou Ponte de Ferro, está no roteiro do Olha! Recife Mal Assombrado, deste sábado (29) / Foto: divulgação

A Ponte da Boa Vista, ou Ponte de Ferro, está no roteiro do Olha! Recife Mal Assombrado, deste sábado (29) Foto: divulgação

O projeto Olha! Recife no Rio deste final de semana vai ter um "quê" de assombro e mistério durante o passeio de catamarã às margens do Rio Capibaribe. No roteiro, algumas histórias - ou seriam lendas? -, como a de afogados e suicidas que teriam tentado atravessar o rio a nado para fugir da escravidão e a saga de uma jovem que não se sabe se era perseguida por demônios ou pelo marido ciumento, serão narradas ao público. O passeio começa às 18h deste sábado (29), do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas.

Ainda fazem parte do roteiro 'assombrado' as histórias aterrorizantes da Perna Cabeluda, do Vira-Roupas ou do Boca de Ouro - 'habitantes' que viveriam, até hoje, nas galerias do Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, na Rua da Aurora.

A Cruz do Patrão, no Cais do Recife, também integra o roteiro do Olha! Recife Mal Assombrado

A Cruz do Patrão, no Cais do Recife, também integra o roteiro do Olha! Recife Mal AssombradoFoto: divulgação

Para os menos corajosos, no mesmo dia, às 14h, sai da Praça do Arsenal o Olha! Recife de Ônibus que, nesta edição, vai desbravar o bairro da Várzea. O local foi urbanizado depois da ocupação do antigo Engenho da Várzea, pertencente a João Fernandes Vieira, herói da Restauração Pernambucana.

A Capela de São Francisco de Paula, a praça Pinto Dâmado, que tem o projeto paisagístico de Burle Marx, e a Cúria Metropolitana são outras localidades que serão visitadas. Ao final do passeio, quem quiser pode aproveitar, ainda, o Festival de Inverno da Várzea que acontece neste final de semana no bairro, com música, feira de artesanato,e entre outras atrações.

Já no domingo (30) o passeio do Olha! Recife a Pé vai percorrer o roteiro temático Caminhos do Ferro no Recife. Construções e monumentos da capital que tiveram ferros usados em suas estruturas ou como elementos decorativos integram a caminhada. As estátuas da Ponte Maurício de Nassau, a Praça da República e o Teatro de Santa Isabel são alguns dos equipamentos contemplados.

A saída está marcara para as 9h, da Praça do Arsenal, mesmo horário e local do Olha! Recife de Bicicleta, que percorre o roteiro Pátios das Igrejas. A pedalada vai passar pelos Pátios do Carmo, do Livramenro e de São Pedro, entre outros.

Os interessados em participar de qualquer um dos roteiros pode se inscrever pelo site www.olharecife.com.br a partir das 9h desta sexta-feira (28). Todos os passeios são gratuitos, mas há o pedido para que os inscritos levem um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Mais lidas