Diversão

Recife está na rota do turismo gay do Brasil

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 27/09/2016 às 11:42
Leitura:

Brasil se destaca como um destino GLS bastante concorrido e receptivo / Foto: Marcos Oliveira / NE10

Brasil se destaca como um destino GLS bastante concorrido e receptivo Foto: Marcos Oliveira / NE10

Dando um chega para lá no preconceito, o público GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) deixa de lado os antigos guetos e ambientes undergrounds e passa a freqüentar os principais pontos turísticos do mundo. Onde tem agito, badalação e muita paquera, os turistas homossexuais estão por perto e têm encontrado cada vez mais opções de lazer e diversão voltados ao seu perfil. 

Com belas paisagens, boa infra-estrutura de apoio (hotéis, bares e boates voltados para o público) e uma população gay residente considerável, o Brasil se destaca como um destino GLS bastante concorrido e receptivo. Ao todo, seis cidades brasileiras integram a rota da diversão gay.

Recife aparece como um dos principais roteiros para turistas homossexuais

Recife aparece como um dos principais roteiros para turistas homossexuaisFoto: Reprodução / Rádio Jornal

Ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Fortaleza, o Recife aparece como um dos principais roteiros, segundo levantamento da Associação Internacional de Turismo Gay em 2015. Além de possuir praias paradisíacas, Recife reserva aos visitantes inúmeros estabelecimentos e eventos freqüentados pela classe gay da região.

Várias agências de viagens descobriram o Turismo Gay como grande filão do mercado e vêm oferecendo pacotes diversificados para agradar a gregos e troianos, sejam solteiros ou acompanhados. Os programas variam dos mais urbanos, com uma vida noturna super movimentada, aos mais tranqüilos, para relaxar em contato com a natureza.

As empresas especializadas também orientam os visitantes sobre questões de segurança. Para evitar violência e situações constrangedoras, alguns lugares são cortados do roteiro GLS. Os países muçulmanos e alguns africanos, que são bastante intolerantes e, muitas vezes, hostis com os homossexuais.

O mundo ocidental é, na prática, mais receptivo aos turistas gays. Os Estados Unidos e grande parte dos países da Europa são considerados os principais destinos do segmento, onde casais de mesmo sexo podem andar de mãos dadas e trocar carícias sem ser discriminados ou causar espanto.

No Brasil, os órgãos oficiais de turismo estão ainda em passos lentos na fomentação do setor, mas a movimentação de visitantes gays no País é muito intensa. Mesmo sem muitas agências de viagens ou estratégias para atrair os turistas homossexuais, o território brasileiro é considerado fértil para o público. É babado para o ano inteiro.

Mais lidas