Diversão

5 coisas para o pernambucano aproveitar em Salvador

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 27/12/2016 às 8:48
Priscila Miranda/NE10
FOTO: Priscila Miranda/NE10
Leitura:

Vista do Elevador Lacerda é linda em qualquer hora do dia / Foto: Priscila Miranda/NE10

Vista do Elevador Lacerda é linda em qualquer hora do dia Foto: Priscila Miranda/NE10

Não importa se é axé ou mangue beat, Gil e Caetano ou Alceu e Geraldo Azevedo, acarajé ou bolo de rolo. Bahia e Pernambuco são dois legítimos representantes do Nordeste e ambos possuem importância histórica para o Brasil. Tem de tudo e para todos os gostos. 

É pernambucano e quer conhecer a capital baiana? O NE10 montou uma lista com cinco coisas que você pode se identificar e aproveitar bastante na capital baiana quando por lá estiverem. Lembrando que a distância entre o Recife e Salvador é de 809,3 km, o que dá um pouco mais de 11h de carro (pela BR-101) ou 1h30 de avião - sempre há promoções de voos por preços mais baratos. Um passeio que vale a pena fazer em 2017 cheio de feriadões. Confira:

1. Conhecer a arquitetura do Pelourinho

PELÔ As históricas construções coloridas formam uma bela paisagem. Foto: Priscila Miranda/NE10

Passeios por centros históricos brasileiros às vezes nos fazem ter a impressão que estamos andando pelo mesmo lugar em qualquer cidade. Porém, é no Pelourinho que sentimos a “baianidade” pulsar. Andar pelas ruas do Pelô, conhecer a beleza da arquitetura, aproveitar para tirar foto e visitar a varanda onde o cantor Michael Jackson gravou o clipe  “They don’t care about us” junto com o Olodum, naquele momento bem “turista” mesmo. Agora, assim como em outras capitais do Brasil que, infelizmente, sofrem com a violência, fique ligado para não dar bobeira com câmeras nem smartphones. Como é um ponto turístico bastante visitado em Salvador, muitos vendedores aproveitam para tentar “empurrar” produtos para os visitantes, como fitinhas do Senhor do Bonfim. Algum desavisado por estar achando que ganhou a iguaria, quando, depois de algum tempo, será cobrado pelo produto. Tente fugir deles se não quer gastar dinheiro com isso.

2. Tomar um sorvete (ou vários) na Ribeira

SABORES Sorvetes de biribiri, algodão doce e sapoti e outros que você só deve encontrar na Bahia. Foto: Reprodução/Site da Sorveteria da Ribeira

Como boa capital nordestina que se preze, Salvador é muito quente. E nada melhor que aliviar o calor tomando um delicioso sorvete. Os da Sorveteria da Ribeira, no Largo da Ribeira, são referência, pois além de gostosos, tem os sabores dos mais variados.Tapioca, açaí com banana, mangaba, biribiri... já provou algum desses? Mas calma, se você curte os sabores mais tradicionais, como chocolate, napolitano ou morango, lá também também tem. Escolha tomar as bolas no casquinho ou no copinho. Um pouquinho mais afastado do circuito turístico tradicional (leia-se elevador Lacerda, Pelourinho e Mercado Modelo), fique ligado em como irá. Uma boa opção é ônibus, pois a sorveteria fica bem próxima a um terminal. Preste atenção em qual vai pegar e divirta-se. 

3. Ver o pôr do sol no Elevador Lacerda

VISTA Filtro no Instagram para que com esta paisagem deslumbrante? Foto: Priscila Miranda/NE10

Vai visitar o Pelourinho e quer ter uma vista incrível de Salvador? Ande um pouquinho e conheça o Elevador Lacerda. O primeiro elevador urbano do mundo fica em um lugar incrível para aquelas imagens sem filtro no Instagram. O visual é incrível em qualquer hora do dia, mas pegar o sol se pondo é especial. Na frente dele, há uma pracinha com um letreiro gigante com a palavra “Salvador”, para as fotos clichês que todo mundo adora fazer. Se quiser descer no elevador, pague a quantia irrisória de R$ 0,05 e dê de cara com o Mercado Modelo, ótimo pra comprar artesanato para a família e amigos. 

4. Curtir a noite no Rio Vermelho

TUDO NOVO  A orla do Rio Vermelho passou por uma revitalização no início do ano e está ótima para receber turistas. Foto: Fotos Públicas

Bairro de classe média na orla marítima de Salvador, bem próximo aos bairros da Barra e Ondina, passou por uma revitalização neste ano de 2016 e conta com uma vida noturna bastante agitada. Um “vibe” Recife Antigo, com gente no meio da rua e ambulantes vendendo a bebida no isopor. Dá também pra curtir a noite em barzinhos pelo local ou procurar uma boa balada pra dançar a noite toda, como a Pink Elephant, para quem curte os hits sertanejo do momento, ou, se você quer algo mais alternativo, baladas que toquem rock ou aquele axé “roots”, das antigas. Como geralmente essas casas noturnas costumam cobrar um valor de entrada, fora a consumação no local, esteja preparado para levar o dinheiro da balada e o do táxi da volta.

5. Experimentar comidas temperadas sem medo de ser feliz

DELÍCIAS Aproveite a estadia na capital baiana para comer do melhor da culunária local. Foto: Fotos Públicas

O baiano gosta de um dendê. E também de uma pimentinha. Aproveite para deixar de lado qualquer receio do paladar e se jogue nas comidas típicas baianas. O acarajé é um clássico que não deve ser ignorado, mas também se sirva de frutos do mar, como peixe e caranguejo. Se tem a intenção de gastar um pouco mais e curtir um restaurante requintado, conheça o Amado, que tem vista para a Baía de Todos os Santos.

Priscila Miranda/NE10
Fitinhas do Senhor do Bonfim são ótimas para levar como lembrança de Salvador - Priscila Miranda/NE10
Priscila Miranda/NE10
Centro Histórico de Salvador é ótimo para passear e tirar muitas fotos - Priscila Miranda/NE10
Reprodução/Facebook
Baladas no Rio Vermelho, na orla de Salvador, são opções para quem quer curtir a vida noturna da capital baiana - Reprodução/Facebook
Priscila Miranda/NE10
Quem quer investir em uma refeição mais requintada, pode conferir o menu do Restaurante Amado, que tem vista para a Baía de Todos os Santos - Priscila Miranda/NE10

Mais lidas