Pelado

Tudo de fora: confira as praias de nudismo no Brasil

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 19/01/2017 às 14:16
Leitura:

Praia de Tambaba, na Paraíba, é bastante tradicional para a prática do nudismo / Foto: Chico Porto/Acervo JC Imagem

Praia de Tambaba, na Paraíba, é bastante tradicional para a prática do nudismo Foto: Chico Porto/Acervo JC Imagem

Quem tem coragem de tirar tudo e ficar como veio ao mundo em público? Para os praticantes do naturismo, conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam a defesa da vida ao ar livre, estar nu é algo comum e bastante saudável. No Brasil, o principal local para a prática é a praia. O País conta, oficialmente, com oito em que é permitido ficar pelado. O NE10 lista quais são. Veja abaixo:

Tambaba (PB)

Talvez a mais conhecida, Tambaba foi a primeira praia naturista do Nordeste, em 1991. Fica localizada no município do Conde. Como a maioria das praias de nudismo brasileiras, existem algumas restrições. Lá, homens não podem entrar desacompanhados de mulheres. Também não é permitido filmar ou fotografar sem uma autorização prévia.

Massarandupió (BA)

A 80 quilômetros de Salvador, o município de Entre Rios guarda a pequena vila de Massarandupió. É nela que está reservada uma faixa de 2 km para os praticantes do nudismo. Lá a prática é permitida desde 1999 e, nos fins de semana, chega a receber 400 pessoas. Há seguranças para controlar o fluxo e, por precaução, foram espalhadas placas com a mensagem "Sexo aqui, não". Naturistas também contam com pousadas voltadas para a prática. A preferência é pela visita de casais.

Abricó (RJ)

Próximo às praias da Reserva e Prainha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Abricó permite que os curiosos fiquem na praia de roupa de segunda a quinta, quando o nudismo é opcional. Nos fins de semana, a prática é obrigatória. Há um segurança monitorando para que não haja fotografias ou vídeos. 

Olho de Boi (RJ)

Fica em Búzios, no litoral fluminense. Diferentemente de Abricó, também no Rio, a nudez lá é opcional. Há uma placa sinalizando o nudismo, mas nada obrigatório. Homens podem ir sozinhos à praia. Há opção de fazer mergulho na região.

Galheta (SC)

Santa Catarina conta com o maior número de praias de nudismo: são três, espalhadas pelo litoral do estado. A praia da Galheta permite o naturismo desde 1997, apesar de não ser obrigatório. Por não ter fiscais, o local é mais livre para homens circularem e também pode ser possível flagrar casais em momentos mais íntimos.

Pinho (SC)

A primeira praia naturista do Brasil é a do Pinho, em Balneário Camboriú, localizada a 85 quilômetros da capital Florianópolis. Desde 1986, o local permite pessoas nuas. Há grande estrutura, com estacionamento, restaurante, banheiros, salva-vidas e pousada. Há funcionários e grupos de apoio para monitorar a área, que fica repleta de curiosos. Muitos deles, que não se despem, são convidados a se retirar da praia naturista.

Pedras Altas (SC)

Localizada no município de Palhoça (SC), na Região Metropolitana de Florianópolis, a praia passou a ser naturista após um casal do Rio Grande do Sul se mudar para lá e começar a prática em 1992. Hoje em dia, o local é dividido informalmente (ou seja, pelos próprios frequentadores) em dois trechos: o primeiro é reservado para os desacompanhados, enquanto casais e famílias ficam na segunda parte da praia. 

Barra Seca (ES)

No município de Linhares, no Espírito Santo, a Praia de Barra Seca é margeada por um rio e coqueirais. Bem família, é preciso realmente tirar toda a roupa por lá. O acesso à praia é feito por meio de barcos que atravessam o rio Ipiranga. Por existirem regras específicas relacionadas à conduta dos visitantes, o turista precisa ficar atento para não ser expulso. Há ainda áreas para camping na região.

E o topless?

Muitas pessoas, principalmente mulheres, que não se sentem confortáveis em se despir por completo, podem aderir a prática do topless, que consiste em tirar a parte superior do biquíni para se bronzear. A maioria das praias brasileiras não proíbe a prática, mas recomenda-se que as pessoas que a fizerem tomem cuidado para não atentar contra o pudor. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) diz que, caso alguém se sinta incomodado com a nudez do outro, pode chamar um policial, que deverá pedir educadamente que o praticante do topless se vista.

Mais lidas