Almirante do Forte

Nação de Maracatu realiza ensaios abertos no Recife Antigo

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 23/08/2016 às 10:30
Leitura:

A partir do próximo domingo (28), a Nação de Maracatu promove o ensaio de seu batuque, na praça do Marco Zero / Foto: Divulgação

A partir do próximo domingo (28), a Nação de Maracatu promove o ensaio de seu batuque, na praça do Marco Zero Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com 84 anos de história, Nação de Maracatu Almirante do Forte realizará ensaios abertos ao público no Marco Zero, Recife Antigo. Sempre às 15h do último domingo de cada mês, o projeto terá inicío neste domingo (28) e seguem até o Carnaval 2017. Após o início do batuque, será realizado um arrastão até a Rua da Moeda. "Levaremos cerca de 40 brincantes ao Bairro do Recife e esperamos um grande público nestes dias, que serão de festa", conta o vice-presidente e mestre de apito do Almirante, Toinho.

A Nação, uma das mais tradicionais do Recife,  tem como objetivo aproximar-se do público, que poderá acompanhar de perto a preparação para o Carnaval. Os recifenses e turistas terão a oportunidade de conferir ao vivo a cultura do baque virado através da tradição e vivência de um maracatu de raiz. "Queremos que o povo veja de perto o Almirante do Forte e se divirta conosco. Quem sabe a gente também consiga ganhar novos brincantes com a ação", afirma Toinho. Para ele, o evento vai propiciar diversão aos que participarem além de gerar visibilidade ao grupo.

Nação de Maracatu Almirante do Forte

Contando com mais de 100 brincantes, número que cresce durante o período carnavalesco, o Maracatu Almirante do Forte disputará em 2017 o campeonato oficial do Carnaval do Recife pelo Grupo Especial, entre as maiores nações de Maracatu de Baque Virado de Pernambuco. A nação, cuja sede fica no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, é comandada pelo Mestre Teté e seu filho, o vice-presidente e mestre de apito, Toinho, e já participou de grandes festivais locais e internacionais, como o Festival de Inverno de Garanhuns, Carnaval do Recife e Master Nation, na França.

Mais lidas