cultura

Judeus, muçulmanos e budistas celebram o Natal?

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 24/12/2015 às 14:20
Leitura:
 / Foto: Mayra Cavalcanti/NE10

Foto: Mayra Cavalcanti/NE10

Dia 25 de dezembro. Para muitas famílias ao redor do mundo, uma data para celebrar o nascimento de Jesus. Já para outras, que seguem religiões não-cristãs, o dia não é necessariamente de festa. É o caso do judaísmo, islamismo, budismo, hinduísmo e taoísmo, entre outras.

Isto acontece porque o nascimento de Jesus Cristo representa o marco fundamental da origem das religiões cristãs, ou seja, aquelas que seguem seus ensinamentos, acreditando que ele é o Messias. Por isto, celebram o Natal e a Páscoa, festas que lembram o nascimento e a morte/ressurreição de Jesus. 

No caso do hinduísmo, com maior número de adeptos na Índia, o dia 25 de dezembro não faz parte do calendário de festas religiosas. Já o taoísmo, religião majoritariamente praticada na China, não comemora o Natal, mas possui várias datas que lembram o nascimento ou a ascensão de grandes mestres.

ORIGEM DO NATAL - Apesar de a Bíblia (livro sagrado do cristianismo) não fazer referência à data exata do nascimento de Cristo, o dia 25 de dezembro foi escolhido pela Igreja Católica no ano de 354 d.C., pelo Papa Julio I. A data substituiu a festa pagã do nascimento do Sol, chamada Natalis Invicti Solis. Antigamente as comemorações duravam 12 dias, tempo que os três reis Magos demoraram para chegar até a cidade de Belém e entregarem os presentes a Jesus.  

Confira o significado do Natal para religiões não-cristãs

Mais lidas