Luto

Morre escritor Gilvan Lemos aos 87 anos

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 01/08/2015 às 18:53
Leitura:

Gilvan Lemos ocupava a cadeira 26 da Academia Pernambucana de Letras / Foto: Tom Cabral/Acervo JC Imagem

Gilvan Lemos ocupava a cadeira 26 da Academia Pernambucana de Letras Foto: Tom Cabral/Acervo JC Imagem

O escritor Gilvan Lemos, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), faleceu neste sábado (1º) aos 87 anos, no Recife. A presidente da APL, Fátima Quintas, recebeu a informação através de uma familiar do romancista, de que o havia encontrado morto no apartamento dele, no bairro da Boa Vista, área central da capital pernambucana. As causas ainda são desconhecidas.

"É um choque, a academia só tem a lamentar profundamente por esta perda enorme. Embora tivesse uma certa idade, é de se surpreender com a partida. Sua obra sólida, consistente, sem dúvida deixa um legado extraordinário", afirma Fátima Quintas.

Natural de São Bendo do Una, no Agreste pernambucano, Gilvan de Souza Lemos começou a escrever aos 15 anos e veio para o Recife em 1949, prestes a completar 21. Seu objetivo era satisfazer sua paixão pela literatura, uma vez que se queixava que São Bento do Una não tinha bibliotecas, jornais ou pessoas cultas.

O autor publicou 25 livros, sendo "A noite dos abraçados" (1975), "Os pardais estão voltando" (1983), "Emissários do diabo", "O anjo do quarto dia", "Enquanto o rio dorme" e "Morcego cego" (1998) suas principais obras. Conquistou diversos prêmios regionais e nacionais.

Lemos ingressou na APL em fevereiro de 2012, onde ocupava a cadeira 26. Ele foi eleito por aclamação.

O velório deve ser realizado neste domingo (2) pela manhã na APL, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Ainda não há confirmação do horário. O corpo será enterrado em São Bento do Una, atendendo a um desejo do escritor.

Mais lidas