Leitura

10 sites para baixar livros de graça (e legalmente)

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 13/12/2016 às 10:46
Leitura:

O NE10 resolveu te ajudar nesta caça ao tesouro, que é a busca por livros para baixar de forma gratuita e legalmente / Foto: EBC

O NE10 resolveu te ajudar nesta caça ao tesouro, que é a busca por livros para baixar de forma gratuita e legalmente Foto: EBC

A combinação das palavras 'livros' e 'gratuito' soa como música para os amantes da literatura. Sendo assim, o NE10 resolveu te ajudar nesta caça ao tesouro e listou 10 sites para baixar livros gratuita e legalmente. Confira abaixo:

Portal Domínio Público

Lançado pelo Governo Federal em 2004, o Domínio Público conta com uma infinidade de arquivos que já estão em domínio público em português e outras línguas, com a obra completa de Machado de Assis e a Divina Comédia traduzida. Acesse AQUI.

Biblioteca Brasiliana

Da Universidade de São Paulo (USP), Biblioteca Brasiliana conta com um acervo digitalizado de quase 4 mil livros. É possível ter acesso à documentos antigos, livros dos séculos 18 e 19, além de mapas e ilustrações históricas. Acesse AQUI.

Obras raras da USP

Também da USP, a Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica traz centenas de livros raros de séculos anteriores de várias partes do mundo, bem como um série de jornais antigos. Acesse AQUI.

Open Library

A Open Library oferece acesso gratuito a filmes, livros, música e conteúdos históricos em geral de uso público. Acesse AQUI.

Feedbooks

Em domínio público ou disponibilizadas por seus autores, as obras disponibilizadas pelo Feedbooks estão em inglês. Acesse AQUI.

Cultura Acadêmica

Da Editora Unesp, pertencente à Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Cultura Acadêmica conta com um catálogo de livros acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, muitos disponíveis para download gratuito em PDF. Acesse AQUI.

Project Gutenberg

Fundado em 1971, o Project Gutenberg é o primeiro acervo digital de livros do mundo e disponibiliza títulos em várias línguas, inclusive em português). Acesse AQUI.

Universia Livros

O Universia Livros, da rede de cooperação universitária da América Latina, oferece um acervo com diversas obras de domínio público disponíveis, bem como livros disponibilizadas por seus autores. Acesse AQUI.

Wikisource

São reunidos no acervo da Wikisource livros que de domínio público ou sob a licença "Creative Commons". Acesse AQUI.

Biblioteca Nacional Digital

A BNDigital foi lançada em 2006 e oferece um rico acervo para download e consulta. Acesse AQUI.

Descubra o acervo (praticamente secreto) de audiolivros do Spotify

Serviço de streaming esconde um interessante acervo de obras literárias

Serviço de streaming esconde um interessante acervo de obras literáriasFoto: NE10

De suspense a fantasia passando por clássicos da literatura. Acredite, em meio ao vasto catálogo de músicas o Spotify, está escondido uma grande acervo de obras literárias está disponível. No total, são disponibilizadas no serviço de streaming 30 playlists com diferentes conteúdos na língua inglesa, um tesouro para quem deseja praticar o idioma.

O gênero Word, que aparece na versão em português do Spotify com o nome “Do Mundo”, guarda parte dos audiolivros, mas não aparece junto dos outros gêneros. Para ter acesso à área, o usuário pode clicar aqui ou digitar 'spotify:genre:word' (tudo junto mesmo) na busca do aplicativo para celular ou desktop.

Em meio às playlists, é possível encontrar 'As Tragédias de Shakespeare', 'Os Clássicos de Charles Dickens' e até inúmeras obras de James Joyce, como Ulisses. Algumas obras literárias são lidas pelos próprios autores, como os poetas Allen Ginsberg, Sylvia Plath e Gertrude Stein.

Para quem deseja mais, no serviço de streaming é possível encontrar ainda Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), As Aventuras de Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle), O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo) e tantas outras obras lidas em inglês. O Spotify conta até mesmo com a famosa transmissão radiofônica de Guerra dos Mundos (H. G. Wells) feita Orson Welles, que causou pânico entre os desavisados que pensaram que se tratava de uma notícia real sobre invasão alienígena.

Mais lidas